Marjory Kennedy-Fraser e a memória da música gaélica
Em arranjo para violão solo de Paul Galbraith
02/06/2024 09h00
Ouça o programa completo:
Neste Toque de Cordas destaque para a compositora escocesa Marjory Kennedy-Frazer (1857-1930). Ela iniciou no piano através do pai, o cantor David Kennedy e, em 1882, começou a estudar a cultura gaélica e a colecionar canções folclóricas. Em seguida, se matriculou como estudante extra-acadêmica de música na Universidade de Edimburgo, até então a única forma que mulheres eram aceitas no ensino superior.
Em uma de suas pesquisas, Marjory Kennedy fez uma viagem para Eriskay em 1905, onde constatou que muitas das canções folclóricas gaélicas corriam o risco de desaparecer e iniciou um projeto para gravar e transcrever a música das Hébridas.
Somente em 1928, a Universidade de Edimburgo concedeu à Marjory o grau honorário de Doutora em Música e em 1930 ela cedeu à Biblioteca da Universidade de Edimburgo seu arquivo de canções, incluindo cilindros de cera e fitas originais de gravações. No programa as “Canções das Hébridas”, de Marjory Kennedy-Fraser, em arranjo para violão solo de Paul Galbraith.
REDES SOCIAIS