Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução INM
Reprodução INM Fachada do antigo Instituto Nacional de Música. A foto registra a chegada do órgão Tamburini, em 1954. (Acervo Escola de Música da UFRJ)

Ouça o programa completo:


A Semana de Arte Moderna se fixou na memória cultural brasileira como um divisor de águas. Ainda que, mais recentemente, seu legado e importância estejam sendo debatidos, é um dos eventos artísticos mais discutidos e estudados de nossa história. A Semana também representou, para compositores da geração posterior à de Villa-Lobos, uma mudança de paradigma.

Porém, o evento não foi a primeira tentativa de atualizar a música brasileira. O primeiro programa da série “Vanguarda e tradição: a música na Semana de 1922” enfoca os músicos da primeira geração da República, ligados ao Instituto Nacional de Música e que procuraram modernizar, à sua maneira, nosso meio musical.

Vanguarda e Tradição: a música da semana de 22, com apresentação da jornalista e pesquisadora Camila Fresca, vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.