Ouça o programa completo:
O compositor cearense Alberto Nepomuceno
foi, até a sua morte em 1920 – portanto às vésperas da eclosão do movimento modernista –, o principal músico brasileiro em atividade. Regente, compositor e professor do Instituto Nacional de Música, lutou pela institucionalização da prática musical e dos direitos dos músicos.
Nepomuceno era um regente respeitado que programava com regularidade a música de compositores brasileiros. Em 1908, ele organizou uma série de 26 concertos dentro da Exposição Nacional, evento que comemorava o centenário da Abertura dos Portos do Brasil. O exame das obras programadas revela, segundo o estudioso Avelino Romero Pereira, que Nepomuceno preparou uma “abertura dos ouvidos à música moderna”.
Os principais compositores europeus ouvidos em concerto nas primeiras décadas do século XX – como Debussy, Rimsky-Korsakov e Wagner – e que fizeram parte da formação da geração modernista, são o tema de nosso segundo programa.
Vanguarda e Tradição: a música da semana de 22, com apresentação da jornalista e pesquisadora Camila Fresca, vai ao ar todo domingo, às 14h, na Cultura FM e no aplicativo Cultura Digital.
REDES SOCIAIS