Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

1 - Sushi

O sushi é o prato mais conhecido do Japão. O peixe cru junto com arroz foi inventado ao longo do século VI a.C com a necessidade de preservar a proteína crua com o arroz enrolado, em forma de fermentação cereal. Os dois tipos mais populares se chamam Niguirizushi e o Makizushi, mas ao todo são seis variedades. Os sabores mais comuns são de pepino, atum e salmão.

2 - Yakisoba

O yakisoba é popularmente conhecido no Japão, mas a origem da comida é chinesa. A forma mais tradicional do prato é uma massa frita com carne de porco e molho inglês, podendo também ser de frango e frutos do mar. O macarrão é fundamental na receita, que ainda pode ser incorporada com brócolis, cenoura e repolho.

3 - Tonkatsu

O tonkatsu é um prato de origem japonesa. Estudos apontam que entrou na culinária do país nos anos 1889, durante a Era Meiji, em um restaurante em Tóquio. A receita consiste em uma costela de porco frita, empanada em pequenas fatias, além de um molho que pode ser picado ou agridoce. Pode ser servido com repolho ou missô.

Veja imagens: Webstory: Pratos japoneses mais famosos

4 - Lámen

O lámen também teve origem na China, mas se popularizou rapidamente nos países asiáticos, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial por ser um prato barato e rápido. Tradicionalmente, o prato é uma sopa de macarrão com caldo à base de ossos de peixe, frango ou porco. Pode ser incorporado por ovos, proteínas, algas, cenoura, gengibre e outros vegetais.

5 - Guioza

O bolinho chinês, popularmente conhecido como “pastel chinês” pelos orientais, é uma massa frita bem fininha, feita à base de farinha e sal e recheada com legumes ou proteínas.

6 - Tempurá

A receita foi trazida ao país em meados do século XVI. O tempurá é uma massa frita que pode ser de legumes, vegetais e frutos do mar. O prato é empanado com farinha de trigo, de panko e frito em óleo quente.