Salvador é um dos destinos turísticos mais populares do Brasil, em especial durante o verão e o Carnaval, quando a capital baiana tem diversos eventos, entre festivais de música e bloquinhos.
Confira alguns pontos turísticos que não podem faltar no roteiro de quem viaja a Salvador:
Igreja de Nosso Senhor do Bonfim
Uma das igrejas mais famosas e antigas da cidade, sua arquitetura apresenta características do estilo neoclássico, com uma fachada elaborada em rococó. Foi construída durante o período colonial, entre 1746 e 1754, com o propósito de abrigar a imagem do Senhor Bom Jesus do Bonfim, trazida de Lisboa.
Os visitantes que vão à igreja pela primeira vez costumam participar de uma tradição secular, que consiste em amarrar uma fitinha do Senhor do Bonfim no gradil colorido.
Localizada no Largo do Bonfim, onde há uma feira com comidas típicas e produtos artesanais, também é onde ocorre uma das festas mais tradicionais de Salvador, a lavagem do Bonfim.
Pelourinho
Ícone da cidade, o Pelourinho é o lugar ideal para explorar os principais atrativos turísticos de Salvador. Situado no Centro Histórico, o bairro é o mais antigo da cidade, reconhecido e protegido pela Unesco como Patrimônio da Humanidade desde 1985.
O Pelourinho também apresenta um conjunto arquitetônico colonial excepcionalmente preservado, caracterizado por suas ruas estreitas e casarões coloridos. O local serve também como palco para diversas manifestações culturais da Bahia, incluindo o Candomblé e outras festividades populares.
Mercado Modelo de Salvador
Na parte baixa de Salvador, encontra-se um dos destinos turísticos mais notáveis, o Mercado Modelo, situado na Praça Cairu, Comércio, que é um dos principais centros comerciais e culturais da área.
Construído no século XIX, inicialmente como uma casa de câmbio para guardar mercadorias provenientes dos navios que aportavam no porto da cidade, o local foi posteriormente transformado em um mercado e, ao longo dos anos, passou por diversas reformas e alterações.
Veja imagens: Webstory: Cinco lugares imperdíveis em Salvador, BA
Graças à sua localização estratégica, o Mercado Modelo proporciona uma vista encantadora da Baía de Todos os Santos, possibilitando que os visitantes apreciem o pôr do sol.
Farol da Barra
Um dos cartões-postais da cidade, o farol icônico fica localizado no bairro da Barra, marcando presença nos cenários fotográficos característicos de Salvador. Este local é reconhecido como um dos melhores para apreciar o pôr do sol.
O farol fica no Forte de Santo Antônio da Barra, uma fortificação histórica do século XVI, construído pelos portugueses com o propósito de salvaguardar a entrada da Baía e a cidade de Salvador contra possíveis ataques marítimos.
O complexo do Farol da Barra também abriga o Museu Náutico da Bahia, o qual oferece exposições relacionadas à história marítima da região, com artefatos históricos, maquetes de navios, instrumentos de navegação.
Dique do Tororó
O Dique do Tororó é o único manancial natural da cidade que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Situado no bairro de mesmo nome, este local abriga uma lagoa com capacidade para 110 mil litros de água.
Os visitantes têm a oportunidade de uma vista privilegiada, podem saborear a gastronomia local e desfrutar de diversas opções de lazer. Ainda, o espaço conta com esculturas riadas pelo artista plástico Tatti Moreno, que representam os Orixás do Candomblé.
REDES SOCIAIS