Turismo

Imagem de violência faz turismo brasileiro deixar de arrecadar bilhões, aponta estudo

Confederação Nacional do Comércio diz que só o Rio de Janeiro deixou de arrecadar R$ 3 bilhões com estrangeiros no ano passado


24/06/2024 11h04

A violência no país afeta diversas áreas da economia. Uma delas é o turismo. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio, o Rio de Janeiro deixou de arrecadar mais de R$ 3 bilhões com turismo somente por conta da violência no ano passado.

“É um país perigoso para viajar com a família. É o segundo, só perde para África do Sul, em nível de violência para a mulher viajar sozinha em risco. Quando a gente fala da população LGBT, o Brasil é considerado o primeiro destino mais perigoso do mundo para conhecer”, explica Paula Sauer, professora de economia da ESPM.

Em 2023, o Brasil recebeu 5,9 milhões de turistas internacionais, número menor do que 2019, último ano antes da pandemia da Covid-19, quando 6,3 milhões de estrangeiros desembarcaram por aqui. O Vietnã, sozinho, recebeu 12 milhões de estrangeiros no ano passado, segundo a Organização Mundial do Turismo. A França recebe 79 milhões de visitantes por ano.

Leia também: Desapropriação do Gasômetro para a construção do estádio do Flamengo é oficializada

Outros estados que sofrem com o desaparecimento de turistas são os do Nordeste. Ceará, Rio Grande do Norte e Bahia possuem índices de guerra.

“Muitas facções aprenderam a operar lá naquelas regiões. Elas não trabalham apenas na exploração narcotráfico e foram para outras ilegalidades, como garimpo ilegal e crimes ambientais. Nas grandes cidades do Nordeste, essas facções estão brigando em pequenas e micro guerras pelo controle do narcotráfico no varejo dessas cidades”, diz Daniel Cerqueira, coordenador do Atlas da Violência.

Na visão da professora, é necessário um investimento do governo em segurança e infraestrutura. Sauer afirma que essa é uma forma do turista se sentir seguro e respeitado.

“Apesar de a gente não ter um número exato do quanto essas mortes custam para o turismo, é um valor absurdo em termos de perda econômica e em temos de perda de emprego para as pessoas”, finaliza Cerqueira.

Leia também: Jogador palestino morre com a família em ataque israelense

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças