Como construir um bom skincare diário
A dermatologista Carolina Pellegrini explica sobre a importância do cuidado com a pele e dá dicas para quem busca o tratamento correto
25/06/2021 14h26
A palavra skincare, que significa cuidado com a pele, tem se popularizado entre as mulheres nos últimos anos, mas muitas ainda têm dúvidas sobre a importância do hábito e sobre como criar uma rotina diária certa para o seu tipo de pele.
Segundo a dermatologista Carolina Barbosa Pellegrini Penna, do Hospital Santa Catarina, um cuidado adequado às necessidades de cada pele é muito importante. Ele combate o envelhecimento precoce, manchas, perda do brilho natural (viço) e densidade, ressecamento e flacidez, já que o rosto está muito exposto às agressões do dia a dia.
Veja as dicas para a construção de um bom skincare diário, indicadas pela médica durante uma entrevista exclusiva para o site da TV Cultura:
TV CULTURA: Qual é o primeiro passo para ter um bom skincare?
CAROLINA PELLEGRINI: Procurar um dermatologista, que irá indicar as necessidades de cada pessoa e receitar o melhor tratamento. Com isso, a mulher vai ter um tratamento efetivo e eficaz. Irá economizar, já que a compra dos produtos será precisa e terá segurança, evitando danos à pele, como mancha e/ou alergias. Sempre confira a validade do produto e seu registro na ANVISA.
O que a pele realmente precisa?
Toda pele precisa de limpeza, hidratação e proteção solar adequados a ela. Aliado a isso, o dermatologista pode incluir uma vitamina C, um sérum anti-idade ou outros produtos de acordo com a idade, tipo de pele e necessidade de cada paciente.
Quantas vezes por dia devemos fazer skincare?
Pela manhã a rotina deve ser: limpeza, hidratação e por último o protetor solar, que deve ser usado mesmo em dias nublados ou chuvosos.
O protetor solar com cor é o mais indicado para peles com melasma e para proteção da luz visível (lâmpadas, computadores e celulares).
Pela noite a rotina deve ser: limpeza, hidratação e um sérum ou um creme específico para a pele do paciente.
Ácidos: passar pela manhã ou pela noite?
Existem ácidos específicos para o dia, como o ácido hialurônico, por exemplo, e outros que só podem ser usados à noite.
Veja imagens: Webstory: Como construir um bom skincare diário
Devemos adicionar limpeza de pele à rotina?
Todos os tipos de pele recebem muito bem esse procedimento, que é indicado, principalmente, para a remoção de cravos abertos (pontos pretos) ou fechados (pontos brancos) e remoção de miliuns. Serve também para remover as células mortas e manter a pele macia e saudável. A limpeza de pele bem realizada ajuda no equilíbrio das peles seca, normal, oleosa e mista. Além do rosto, é possível realizar o procedimento em qualquer outra parte do corpo, como colo e costas.
Nova onda dos sabonetes de argila, usar ou não usar?
O sabonete de argila apresenta propriedades adstringentes, esfoliantes e antibactericidas, que ajudam a controlar a produção do famoso “sebo” da pele, responsável pela produção natural da oleosidade e formação de cravos e espinhas. Além disso, ajuda a remover as impurezas da pele. Ele pode ser utilizado diariamente, principalmente para peles oleosas.
E as máscaras de argila?
A máscara de argila é indicada para auxiliar no controle da oleosidade da pele, especialmente as delicadas e desidratadas. Além disso, ajuda no clareamento e na redução de linhas de expressão. É rica em alumínio, zinco, potássio, silício, cálcio e ferro.
Peles normais e secas podem usar até uma vez na semana, para evitar o ressecamento do rosto. Já mulheres que não têm tantos problemas ligados à oleosidade devem usar a argila verde a cada 15 dias.
Qual a importância da argila?
Esse ingrediente natural, muito famoso em máscaras faciais, é capaz de proporcionar uma série de benefícios para a pele, como controlar a oleosidade, diminuir a aparência dos poros, clarear manchas, deixar o rosto mais luminoso, entre outras vantagens.
Com o avanço da tecnologia e dos estudos dermatológicos, hoje em dia, conseguimos encontrar esse ingrediente em vários produtos de skincare. O mais recente é a sua presença em um protetor solar para a pele oleosa, por exemplo. Esse cuidado com a inclusão desse ativo natural, além de proteger a pele contra os danos dos raios solares UVA e UVB, ainda garante uma ação purificante antipoluição.
O sérum para pele oleosa e acneica é outro produto onde a argila pode ser encontrada. Neste caso, ela ajuda a deixar a pele mais purificada, absorve a oleosidade, ameniza a aparência dos poros dilatados e possui ação calmante com efeito matificador.
Quais dicas são importantes para quem gostaria de cuidar mais da pele?
Usar produtos indicados para o seu tipo de pele e consultar o dermatologista duas vezes ao ano para checar a rotina de skincare e programar os tratamentos para prevenir e tratar os sinais de envelhecimento. Usar protetor com FPS 30, ou mais, todos os dias, hidratar a pele - mesmo sendo oleosa -, não fumar, evitar bebidas alcoólicas e açúcar em excesso.
Veja a publicação da médica em relação aos cinco erros que prejudicam o seu skincare:
Leia também: Cinco dicas de maquiagem para pele negra; Dicas de cuidados para a pele negra
REDES SOCIAIS