Beleza

Conheça os mitos e verdades por trás da dieta low carb

Segundo nutricionista ouvida pelo site da TV Cultura, a dieta que envolve baixa ingestão de carboidratos prometendo um resultado rápido não é tão saudável assim


18/11/2021 15h42

Desde sempre existe uma repercussão nas redes sociais sobre a facilidade das dietas conhecidas como low carb, que consistem em uma baixa ingestão da quantidade de carboidratos com intuito de emagrecimento rápido.

O site da TV Cultura entrevistou a nutricionista Gabriela Cilla, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e atleta de crossfit, e a fundadora da clínica NutriCilla, para explicar por que essa dieta não é saudável, principalmente se for feita sem acompanhamento de nutricionista, ou supervisão de nutrólogo.

Veja imagens: Webstory: Entenda os mitos por trás da dieta low carb

Qual o motivo do lowcarb não ser uma dieta funcional?

As pessoas costumam consumir carboidrato de maneira exacerbada e exagerada, quando na verdade ele é o principal aliado para uma dieta de emagrecimento e reeducação alimentar. O primeiro substrato energético é o carboidrato, sendo extremamente benéfico para a geração de energia e funcionalidade do corpo.

Ao diminuirmos a carga de carboidratos, diminuímos as questões fisiológicas do corpo, a transmissão mental, e não existe energia circulando. Logo, a dieta low carb não é funcional, pois você não tem energia para questões vitais, que podem alterar hormônios (como tireóide e sexuais) e prejudicar a perda de massa magra.

Qual o malefício de se inspirar em modelos de redes sociais?

Isso não é real, muitas pessoas que vivem do Instagram na questão de geração de conteúdo têm uma assessoria por trás disso. É importante que a pessoa saiba identificar o porquê dela ter aquele corpo.

É necessário identificar e saber o quanto tempo isso demorou. As pessoas têm uma mentalidade extremamente imediatista, o que atrapalha todo o processo do eventual emagrecimento. O que favorece muito a questão do low carb é o imediatismo, as pessoas querem resultado para ontem, um resultado muito brusco sem uma mudança muito brusca, em um curto período de tempo.

Como quebrar o “tabu” de que não é necessário comer menos para perder massa magra?

Por meio da reeducação alimentar. Cada pessoa tem um objetivo nutricional, cada pessoa tem sua especificidade, metabolismo e preferências.

Claro, é necessário explicar o motivo e o porquê de ser tirado com uma frequência tão grande, mas o interessante de qualquer programa de reeducação alimentar é o equilíbrio, a constância e a quantidade que essa pessoa está comendo aquilo.

Existe alguma situação em que o low carb é necessário?

Para pessoas que têm alteração glicêmica significante, em que ela realmente tem que tratar disso com caráter imediato, a gente acaba entrando com o low carb, para diminuição de uma taxa glicêmica exacerbada, eventualmente para um choque cetônico. São estratégias que são interessantes a curto período de tempo.

Caso tenha o resultado esperado, é possível entrar com outra reeducação, eventualmente um medicamento aliado com uma equipe multidisciplinar ou um médico. Mas é importante lembrar que o low carb não é o segredo de perda de peso, assim como jejum intermitente, cetogênica e afins.

O sucesso de uma dieta vem do quanto o paciente tem uma adesão. Se o paciente gosta daquele plano alimentar, se ele tem prazer em fazer aquilo, ele vai ter uma adesão muito grande ao plano, seguindo isso durante mais tempo.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido