Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A rinoplastia, conhecida popularmente como cirurgia plástica no nariz, é um procedimento realizado com o intuito de melhorar a desproporção entre o nariz e a face.

Ela também pode ser feita em conjunto com outras técnicas para melhorar a respiração, como em pacientes que necessitam fazer a correção do septo nasal ou a retirada de parte dos cornetos nasais (carne esponjosa). Porém, essa técnica pode gerar muitas dúvidas. Confira a seguir, o que é mito ou verdade em torno desse assunto, de acordo com o otorrinolaringologista da Clínica Dolci, Eduardo Landini Lutaif Dolci.

Leia também: Saiba quem é Olena Zelenska, primeira-dama da Ucrânia

A cirurgia pode ser realizada em qualquer idade?

Mito. O ideal é que ocorra por volta dos 15 anos de idade para as meninas e 16 anos para os meninos, pois é quando se atinge a forma nasal de um adulto, e, além disso, o próprio paciente já tem uma melhor compreensão sobre as possibilidades e expectativas do procedimento.

Os resultados da rinoplastia são imediatos?

Mito. Assim como em qualquer outra cirurgia estética facial, o paciente precisa ter paciência e seguir à risca as orientações sugeridas pelo seu médico no pós-operatório, pois o resultado final aparece por volta de seis meses após o procedimento.

Entretanto, após um mês já é possível notar uma melhora drástica, sendo possível ter uma ideia de como ficará o resultado final.

O procedimento não deixa cicatriz aparente?

Verdade. Quando a técnica fechada é realizada, não deixa cicatriz evidente no paciente, pois os cortes necessários são pequenos e na maioria das vezes são feitos nas partes menos expostas da pele.

Já na técnica aberta, o paciente apresenta uma discreta cicatriz na região da columela, que segundo o especialista é quase imperceptível quando bem executada.

Leia também: Cinco dicas para clarear o cabelo

É fundamental estar ciente dos cuidados no pós-operatório?

Verdade. Os resultados não dependem somente do médico, mas também do comportamento do paciente durante o pós-cirúrgico.

Por esse motivo, não tomar sol durante um a dois meses, manter repouso durante sete dias, evitar assoar ou esfregar o nariz, não usar óculos até que seja autorizado, entre outras indicações devem ser seguidas rigorosamente.

A rinoplastia pode ser realizada mais de uma vez?

Verdade. Quando o primeiro procedimento, seja por questão estética ou funcional, não atinge a expectativa desejada, um segundo procedimento, chamado de rinoplastia secundária ou de reparação, pode ser feito.