Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais

Quase 10 mil motoristas ainda não pagaram as tarifas de pedágio free flow na rodovia dos Tamoios, no estado de São Paulo, e estão prestes a ser multados por isso.

Leia mais: IPVA 2025: 1ª parcela ou cota única de carros com placa de final 9 vence nesta quinta (23) em SP

De acordo com a Concessionária Tamoios, houve 9.956 evasão de motoristas. Só na primeira semana de funcionamento do free flow da Tamoios, em novembro, foram 7.400 inadimplentes registrados.

Atualmente, a Tamoios conta com apenas um ponto de cobrança free flow, situado próximo do km 13 do novo Contorno Sul em Caraguatuba (SP). A tarifa é de R$ 5,20 e os motoristas devem se lembrar de que o pagamento nas praças de Jambeiro e Paraibuna não os desobriga de acertar a conta com a concessionária.

O sistema free flow ("fluxo livre", em inglês) utiliza câmeras e sensores de rádio, que ficam instalados nos pórticos sobre a pista. Carros que usam tags (como Sem Parar, ConectCar, Veloe, etc) no para-brisa pagam a tarifa automaticamente.

No caso dos veículos sem os adesivos eletrônicos, a cobrança é registrada pelas câmeras que leem as placas dos veículos. O condutor então precisa, obrigatoriamente, baixar o aplicativo ou acessar o site da concessionária da rodovia depois da viagem.

Leia também: Butantan inicia produção de vacina contra a dengue e aguarda aprovação da Anvisa