Agência Cenarium

Apib analisa votos divergentes de ministros do STF sobre marco temporal

BRASÍLIA – Coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) fez uma análise sobre os votos proferidos


17/09/2021 21h14
Cassandra Castro – Da Cenarium

BRASÍLIA – Um dia após a última sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), na qual ocorreu a continuação do julgamento da tese domarco temporal, o coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Eloy Terena, fez uma análise sobre os votos proferidos até agora sobre a matéria. O placar está empatado com um voto do relator da matéria contra o marco temporal, o ministro Edson Fachin, e um voto a favor da tese, do ministro Kassio Nunes Marques.

Votação do marco temporal no STF está empatada em 1 x 1 (Dione Torquato/CNS)

Durante uma live na noite desta quinta-feira, 16, o advogado, que também fez uma sustentação oral a favor dos direitos dos indígenas em uma das sessões do marco temporal no STF, afirmou que os votos dos ministros revelaram opiniões divergentes dos magistrados.

Leia também: Após voto de empate em 1×1, STF suspende sessão sobre Marco Temporal

“O voto do ministro Nunes Marques é extremamente frágil e abriu divergência em relação ao voto do ministro Fachin. O voto do relator foi consistente e esclarecedor, um dos aspectos que o ministro fez questão de expor é o da diferença entre a posse exercida pelos povos indígenas, da posse exercida pelos não indígenas com a sua propriedade”, afirmou Eloy Terena.

Ele relembrou ainda que a tese do Indigenato, que se contrapõe a do marco temporal, foi desenvolvida pelo professor e ex-ministro do STF, João Mendes Júnior, durante uma palestra proferida em 1902. O magistrado defendeu que o direito dos povos indígenas é um direito congênito, ou seja, um direito de nascença, que existe por si só e não precisa de legitimação. “Nós não temos dúvida que esta teoria influenciou as constituintes de 1988”, pontuou Terena.

O coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Eloy Terena (Vinicius Loures/Agência Câmara)

Falta de lógica

Na opinião do coordenador jurídico da Apib, o ministro Kassio Nunes Marques não seguiu a lógica esperada na hora da conclusão de seu voto. “Ele reconheceu o processo histórico de ocupação territorial do Brasil, reconheceu que os povos sofreram várias violações, foram despejados de seus territórios, mas, ao final, o ministro acabou votando contrariamente aos interesses dos povos indígenas“.

Eloy Terena também comentou outros trechos do voto de Nunes Marque. Ele avaliou que a interpretação feita da “Teoria do fato indígena” pelo ministro é rasa e que, ao contrário da afirmação do ministro que se posicionou a favor do marco temporal, a tese não dá segurança jurídica aos indígenas, mas sim aos interesses políticos e econômicos que recaem sobre as terras dos povos originários.

Leia também: Bolsonaro diz que barrar marco temporal para terra indígena é fim do agronegócio

Em relação à expectativa sobre o resultado, o advogado acredita que o STF irá se posicionar a favor dos povos indígenas no julgamento cuja decisão servirá de diretrizes para as demarcações futuras de todas as Terras Indígenas do País.

Confira a live na íntegra:

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Convocação de embaixadores por França acontece nesta sexta-feira

Meio ambiente: Maior árvore do mundo é embrulhada com papel alumínio contra incêndio

Saúde de SP conclui que morte de adolescente não tem relação com vacina da Pfizer

PDT convida Datena para ser vice de Ciro Gomes nas eleições de 2022

Filha de Pelé afirma que pai está se recuperando bem após volta para a UTI