Agência Cenarium

Governo do Amazonas retoma vacinação de adolescentes sem comorbidades neste sábado, 18


17/09/2021 21h46

Priscilla Peixoto – Da Cenarium*

MANAUS – Após suspender a vacinação contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades na tarde dessa quinta-feira, 16, o governo do Estado decidiu retomar, a partir deste sábado, 18, a aplicação dos imunizantes nesta faixa etária. A decisão foi anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Anoar Samad, em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira, 17, no Auditório da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), bairro Aleixo, zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com o secretário de Saúde, a decisão da retomada se deu após um conselho analisar o contexto que envolve a orientação do Ministério do Saúde em suspender as doses. Conforme Anoar, estudos realizados pela comunidade científica foram levados em consideração.

“No Brasil inteiro foram mais de três milhões e meio de doses aplicadas neste público-alvo, em Manaus, quase 70% dos adolescentes foram vacinados. Tivemos notas de sociedades, da própria Anvisa, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde [Conass], da sociedade de infectologia e de outros. Convocamos hoje uma reunião extraordinária e a decisão foi unânime. Todos os secretários municipais do Estado do Amazonas e a Secretaria do Estado de Saúde concordaram em continuar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos”, declarou o secretário.

Decisão foi anunciada, nesta sexta-feira, 17, em coletiva de imprensa (Reprodução/Gabriel Abreu)

Orientação do Ministério da Saúde

Na tarde dessa quinta-feira, 16, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, informou a suspensão de vacina contra a Covid-19 para os adolescentes. Em nota divulgada pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, a pasta recomendou que a aplicação das doses seja apenas para os adolescentes de 12 a 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

Uma das alegações do ministério quanto a orientação é de que os benefícios da vacinação no público sem comorbidades ainda não estão bem definidos. O ministério alega também que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades. Entretanto, não há publicações da própria OMS, de forma oficial, que orientem a não imunização dessa faixa etária.

Sobre o assunto em questão, o Conass, atuante nas decisões sobre os rumos do Plano Nacional de Imunizações, afirma que a vacinação dos adolescentes é necessária e segura. No Amazonas, a vacinação dos adolescentes começou no dia 14 de agosto e, de acordo com o secretário de Saúde, continuarão sendo aplicadas as primeiras doses. “Retornaremos normalmente a partir de amanhã as vacinações e, como elas começaram há pouco tempo, continua ainda o processo da primeira dose”, finalizou o secretário.

De acordo com secretário de Saúde Anoar Samad, em Manaus, quase 70% dos adolescentes foram vacinados (AFP/Jack Guez)

(*) Colaborou o repórter Gabriel Abreu

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Convocação de embaixadores por França acontece nesta sexta-feira

Meio ambiente: Maior árvore do mundo é embrulhada com papel alumínio contra incêndio

Saúde de SP conclui que morte de adolescente não tem relação com vacina da Pfizer

PDT convida Datena para ser vice de Ciro Gomes nas eleições de 2022

Filha de Pelé afirma que pai está se recuperando bem após volta para a UTI