Copa do Mundo

Renovada, Espanha busca apagar desempenho ruim das últimas Copas e levar troféu para casa

Com uma nova geração de jogadores, a Fúria Espanhola quer aproveitar o embalo da última EuroCopa para fazer uma grande Copa do Mundo


20/10/2022 00h00

Com uma nova talentosa geração de jogadores e sob o comando de Luiz Enrique, a Espanha chega como uma das favoritas para a Copa do Mundo no Catar. O último ciclo foi bastante positivo para a seleção ibérica, alcançando nas semifinais da Eurocopa e da Nations League. 

A esperança dos espanhóis está nas jovens promessas, que já tinham se destacado nas categorias de base, e só agora conseguiram a maturidade para desempenharem bem entre os profissionais. Pedri, Gavi e Ferran Torres, do Barcelona, e Dani Olmo, do Leipzig, são alguns jovens que podem fazer a diferença para a competição.

Além deles, o elenco também conta com jogadores rodados, mas longe de estarem próximos da aposentadoria, como Thiago Alcântara, do Liverpool, Rodri e Laporte, ambos do Manchester City, e Asensio e Carvajal, do Real Madrid.

Na última Eurocopa, essa base de jogadores chegou a semifinal mostrando um bom futebol e a eliminação só veio contra a Itália, campeã do torneio, nos pênaltis.

Leia também: Copa do Mundo: Atual campeã, França tentará defender seu título no Catar

Na Copa do Mundo, os desafios serão logo na primeira fase. Enquanto outras seleções poderão fazer testes nos três primeiros jogos, a Espanha terá a Alemanha logo na segunda rodada, além de Costa Rica e Japão, adversários que podem dar trabalho.

Se os espanhóis quiserem voltar do Catar com o troféu na bagagem, esse time terá que mostrar concentração desde o primeiro minuto e a nova geração mostrar que pode alcançar o mesmo potencial daquela da primeira década do século, com Xavi, Iniesta, Villa, Torres e Casillas.

Destaque do time

Por mais que tenha feito temporadas muito irregulares nos últimos anos, o atacante Alvaro Morata é uma das principais esperanças dos espanhóis. Mas, nos últimos grandes jogos, foi ele que colocou a bola para dentro do gol.

Na partida contra Portugal na Nations League, ele marcou o gol da classificação no finalzinho da partida. Na semifinal contra a Itália, na Eurocopa, também deixou sua marca. Além de marcar também contra a Croácia no último europeu.

Longe de ter o talento que David Villa, Fernando Torres ou Raul tinham, mas já mostrou que pode ajudar a equipe em momentos decisivos.

Calendário de jogos

- 23 de novembro: Espanha x Costa Rica (13h no horário de Brasília)

- 27 de novembro: Espanha x Alemanha (16h no horário de Brasília)

- 1º de dezembro: Japão x Espanha (16h no horário de Brasília)

Histórico em Copas do Mundo

- 1930: Não participou

- 1934: Quartas de Final

- 1938: Não participou

- 1950: 4º lugar

- 1954: Não participou

- 1958: Não participou

- 1962: 1ª fase

- 1966: 1ª fase

- 1970: Não participou

- 1974: Não participou

- 1978: 1ª fase

- 1982: 2ª fase

- 1986: Quartas de final

- 1990: Oitavas de final

- 1994: Quartas de final

- 1998: 1ª fase

- 2002: Quartas de final

- 2006: Oitavas de final

- 2010: Campeão

- 2014: 1ª fase

- 2018: Oitavas de final

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças