Copa do Mundo

De herói a vilão: Lukaku perde chances claras contra Croácia e deixa Copa do Mundo zerado

Camisa 9 era uma das armas da Bélgica em partida decisiva contra a Croácia, mas sai de campo como um dos vilões da eliminação


01/12/2022 15h13

Um jogador que poderia ser o trunfo para a seleção belga na última rodada da Copa do Mundo era Romelu Lukaku. O atacante da Inter de Milão chegou lesionado e não iniciou as duas primeiras partidas. Era esperado que entrasse na partida decisiva contra a Croácia e fizesse a diferença. A equipe empatou em 0 a 0 e deu adeus a competição ainda na primeira fase. 

Mas a atuação do camisa 9 foi muito diferente comparado com a Copa do Mundo de 2018. Ele entrou no intervalo da partida e teve, pelo menos, três chances claras de gol. Desperdiçou todas elas. A primeira aconteceu aos 14 minutos. O time não estava bem no jogo, mas De Bruyne teve um pequeno espaço no campo de ataca e enfiou a bola para Carrasco. O atacante foi travado e a bola sobrou para Lukaku, que acabou acertando a trave.

A oportunidade deu um ânimo para os belgas, que até então estavam mal no jogo. Dois minutos depois, De Bruyne acertou um belo cruzamento pela esquerda, e a bola foi na cabeça de Lukaku. O atacante estava livre, mas, cabeceou para fora.

Coletivamente, a Bélgica fez mais uma partida abaixo da média. Mas a presença do camisa 9 perturbava a zaga croata. Seus pivôs puxavam os zagueiros para fora da área, abrindo espaço para os pontas atacarem. Porém, os irmãos Hazard e Doku não souberam aproveitar as chances.

Leia também: Marrocos vence Canadá e avança para as oitavas do mundial após 36 anos

A última grande chance, a que poderia colocar a Bélgica nas oitavas de final, aconteceu aos 44 minutos. Thorgan Hazard lançou na área e Lukaku, mais uma vez com liberdade, apenas escorou de peito, facilitando a vida do goleiro Livakovic.

Claro que a eliminação precoce da Bélgica na Copa do Mundo não é culpa do centroavante. Mas, a atuação abaixo da média de Lukaku no jogo decisivo da chave encurtou a vida da equipe na competição.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças