Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter/@HNS_CFF
Reprodução/Twitter/@HNS_CFF

As cobranças de pênalti são um dos momentos mais temidos por torcedores de futebol. É uma mistura de tensão e ansiedade que não deixa uma pessoa tranquila nas arquibancadas ou assistindo pela televisão. Só tem um personagem dentro de futebol que vê as penalidades com bons olhos: o goleiro. É a melhor oportunidade para ele se tornar o herói.

Foi justamente isso que aconteceu nas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. O duelo entre Japão e Croácia foi decidida nos pênaltis, após empate por 1 a 1, e o goleiro croata Dominik Livaković roubou a cena ao defender três cobranças. Minamino, Mitoma e Yoshida pararam no muro europeu.

Livaković é o goleiro titular do Dinamo Zagreb, principal clube da primeira divisão do futebol croata. O jogador de 27 anos passou a ganhar protagonismo na seleção no atual ciclo de Copa do Mundo. Em 2018, chegou a ser convocado, mas ficou no banco todo o torneio.

Mas é importante ressaltar que ele era reserva de um grande jogador: Danijel Subašić. Por muitos anos, foi titular do Monaco e chegou nas semifinais da Liga dos Campeões em 2017. 

Leia também: Torcedores da Índia fazem música e videoclipe para o Brasil; confira

Na última Copa do Mundo, Subašić foi um dos destaques da campanha, que acabou com o vice-campeonato. Na fase eliminatória, a Croácia jogou a disputa de pênaltis duas vezes, contra a Dinamarca nas oitavas de final e Rússia nas quartas de final. A performance do goleiro foi muito importante para o time jogar a final.

Pelo fato de Subašić ficar mais velho, Livaković assumiu o posto de titular na Eurocopa 2020 e não largou mais a vaga.

Na primeira fase da Copa do Mundo, sofreu apenas um gol, que foi na goleada croata por 4 a 1 contra o Canadá. Além disso, foi um dos responsáveis por parar o ataque belga.

Após a grande atuação na disputa de pênaltis, o goleiro passa a ser um dos grandes nomes da campanha croata no Catar.

Leia também: Max Verstappen é eleito piloto internacional do ano, confira vencedores do Autosport Awards 2022