Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup
Reprodução/Twitter/@FIFAWorldCup

A derrota da seleção para a Croácia nas pênaltis entrou para a história do futebol brasileiro. Essa foi a segunda vez que o time perdeu uma disputa de pênaltis em Copa do Mundo. Antes desta sexta-feira (9), a única derrota tinha sido na edição de 1986, quando perdeu para a França.

Desde 1978, quando a disputa de pênaltis foram introduzidas na competição, foram 33 disputas de pênaltis (incluindo as três da atual edição).

Leia também: Veja os memes que viralizaram nas redes após derrota do Brasil

Na história do futebol brasileiro, foram cinco disputas de pênalti. Além de 1986 e 2022, o Brasil cobrou penalidades em 1994, na final contra a Itália, em 1998, na semifinal contra a Holanda, e em 2014, nas oitavas de final contra o Chile.

Na disputa de hoje, o Brasil cobrou quatro pênaltis, com Casemiro e Pedro acertando, Rodrygo e Marquinhos perdendo. Neymar, que seria o último a cobrar, não chegou a bater, já que a Croácia acertou todos os chutes.