Copa do Mundo

França vence Marrocos por 2 a 0 e vai para final da Copa do Mundo pela segunda vez seguida

Com gols de Theo Hernández e Kolo Muani, franceses irão defender o título no próximo domingo (18) contra a Argentina


14/12/2022 17h54

A Copa do Mundo conheceu seu segundo finalista nesta quarta-feira (14). A França venceu Marrocos por 2 a 0, com gols de Theo Hernández e Kolo Muani. Os europeus vão a final pela segunda vez seguida e seguem no sonho do tri.

Apesar da derrota, Marrocos fez uma campanha histórica. Foi a primeira vez que uma seleção africana chegou nas semifinais. Mas o sonho não acabou, porque o time joga a disputa de terceiro lugar e pode voltar para o país com a medalha no peito.

A França busca alcançar o feito de Brasil (1958 e 1962) e Itália (1934 e 1938), quando uma seleção ganhou o torneio por duas vezes seguidas.

A final entre Argentina e França acontece no próximo domingo, 18 de dezembro, às 12h (horário de Brasília).

Sobre o jogo

Walid Regragui estudou o adversário e fez alterações no sistema defensivo. Ao invés de jogar com numa linha de quatro, apostou numa formação com três zagueiros, liberando mais os alas. Mas a estratégia não deu certo, pois a França abriu o placar logo aos cinco minutos. Theo Hernández aproveitou a sobra na área e emendou um voleio para abrir o placar.

A França continuou em cima na tentativa de ampliar o placar. Aos 16 minutos, em um ataque rápido, Giroud recebeu na frente e acertou uma bomba na trave.

Após segurar a pressão, Marrocos foi ganhando campo e passou a ocupar mais o ataque. Ao contrário dos outros jogos, o time africano passou ter mais a bola e ditar o ritmo. Aos 25 minutos, Amrabat tocou para Amallah, que serviu Hakimi rapidamente. O lateral-direito tentou o chute mas a bola explodiu na defesa.

A França mudou o estilo de jogo e ficou muito parecida com a equipe de 2018. Uma defesa sólida e transições rápidas para o ataque. Essa estratégia quase funcionou aos 35 minutos, quando Mbappé ficou na cara do gol e parou em Bono. No rebote, Tchouaméni que toca de primeira para Giroud, que estava livre, mas chutou para fora.

Leia também: Julián Alvárez, de 22 anos, é o jogador mais novo a fazer dois gols em uma semifinal de Copa desde Pelé

No fim da primeira etapa, foi Marrocos que foi para o abafa na tentativa do empate. Aos 44 minutos, quase veio em um golaço. El Yamiq acertou uma bicicleta e a trave impediu a igualdade.

Segundo tempo

O cenário do jogo continuou no segundo tempo. Enquanto Marrocos controlava a posse de bola, França apostou nas transições rápidas para o ataque. Aos sete minutos, Attiat-Allah chegou na linha de fundo e cruzou para a área, mas ninguém conseguiu finalizar.

Os marroquinos rondaram a área francesa por quase todo segundo tempo, mas faltou o capricho na finalização. Com o tempo, os franceses foram acertando a defesa e ficando cada vez mais tranquilos na partida.

Além disso, Deschamps foi mudando no time e dando mais fôlego ao ataque francês. Thuram e Muani entraram e passaram a fazer companhia ao Mbappé. Os três colocaram velocidade e deixaram a zaga marroquina perdida.

Aos 32 minutos, Tchouaméni recuperou a bola no meio e ligou Fofana, que avançou e tocou para Mbappé dentro da área. O camisa 10 tabelou Thuram, e limpou dois marcadores. Ele chutou, a bola desviou e sobrou para Muani ampliar.

Leia também: Após eliminação na Copa do Mundo, Cristiano Ronaldo treina no Real Madrid para manter a forma

O gol foi praticamente um nocaute para os marroquinos, que sentiram muito o golpe e deixou a França administrar o jogo mais facilmente.

As ameaças só voltaram nos minutos finais. Mas, assim como aconteceu em praticamente todo o segundo tempo, faltou o atacante para concluir as jogadas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças