Economia

PIB do Brasil recua 0,1% no 2º trimestre após 3 altas consecutivas, diz IBGE

Maiores quedas foram registradas na agropecuária (-2,8%), seguida da indústria (-0,2%); resultado frustra animação com a retomada das atividades


01/09/2021 09h57

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil recuou 0,1% no segundo trimestre de 2021, na comparação com os três meses anteriores, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (1º).

Os números do IBGE mostram que a economia brasileira perdeu fôlego, após avanço de 1,2% nos três primeiros meses do ano e depois de três trimestres de alta.

"Frente ao mesmo trimestre de 2020, o PIB cresceu 12,4%. No primeiro semestre, o PIB acumula alta de 6,4%. No acumulado nos quatro trimestres, terminados em junho de 2021, o PIB cresceu 1,8%", informou o IBGE.

A maior queda foi da agropecuária (-2,8%), seguida pela indústria (-0,2%)Os serviços cresceram 0,7%. Enquanto isso, os investimentos caíram 3,6%.

O desempenho veio abaixo da expectativa do mercado, que previa uma alta em torno de 0,2%.

A inflação elevada e o aumento no custo da energia, por conta do acionamento das termelétricas, têm impactado no consumo das famílias, que ficou estagnado.

Em valores correntes, o PIB, que é soma dos bens e serviços finais produzidos no país, totalizou R$ 2,1 trilhões no segundo trimestre deste ano.

Apesar do resultado frustrante para a animação com a retomada das atividades, o PIB continua no patamar do fim de 2019 ao início de 2020, período pré-pandemia, e ainda está 3,2% abaixo do ponto mais alto da atividade econômica na série histórica, alcançado no primeiro trimestre de 2014.

Leia também: Suspeitos de sequestrarem e extorquirem gamer Crusher Fooxi são presosSão Paulo continua vacinação contra a Covid-19 de adolescentes de 15 a 17 anos nesta quarta


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças