Economia

Aumento da taxa Selic: “Esse número vai continuar aumentando”, avalia economista

Roberto Troster participou do Esta Manhã nesta quinta (16); Copom elevou a taxa básica de juros da economia para 13,25% ao ano


16/06/2022 12h26

O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) do Banco Central elevou na última quarta-feira (15) a taxa básica de juros da economia, a Selic, de 12,75% para 13,25% ao ano, maior patamar desde dezembro de 2016. Foi o 11º aumento seguido do indicador.

Em entrevista exclusiva à TV Cultura, o economista Roberto Troster falou sobre o aumento e sobre a inflação no Brasil, além das expectativas do mercado. O profissional participou da edição desta quinta-feira (16) do jornal Esta Manhã.

Leia mais: Chico Buarque anuncia turnê e lança música inédita

Brasil deve atingir patamar histórico na venda de diesel em 2022, aponta EPE

Ao ser perguntado o motivo pelo qual o Copom determinou o aumento de meio ponto percentual na Selic, Troster respondeu: "A pergunta é 'por que demoraram para tomar essa decisão?' A inflação já estava forte."

"O esperado é que ele (Banco Central) suba a taxa de juros para segurar a inflação", completou o economista. Para ele, o crescimento do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) também pode ter influência nas eleições em outubro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças