Economia

Receita antecipa o programa de Imposto de Renda 2023

Sistema estará disponível para download a partir desta quinta-feira (9)


08/03/2023 21h29

A liberação do programa de Imposto de Renda 2023 (PGD) foi antecipada para esta quinta-feira (9), a partir das 9h. A informação da Receita Federal foi divulgada nesta quarta-feira (8). Anteriormente, os comunicados informavam que o programa estaria disponível somente a partir do dia 15 de março. A alteração da data veio com a justificativa do órgão de que a antecipação tem o propósito de facilitar o processo, já que tendo acesso às informações exigidas, o contribuinte vai poder se organizar e juntar a documentação necessária.

Outro ponto também apontado pela Receita é a de que o adiantamento evitará possíveis congestionamentos virtuais durante o download do programa.

De todo modo, funcionalidades específicas como informações pré-preenchidas, entrega e transmissão, só poderão ser utilizadas a partir do dia 15 de março.

Vale destacar que o envio da documentação tem prazo e deve ser enviado até o dia 31 de maio. Além da possibilidade de baixar o programa pelo site do governo, também é possível fazer preenchimento das informações pelo e-CAC, de forma online e sem necessidade de download, ou ainda por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda para celulares e tablets. 

Leia mais: Wicked estreia em São Paulo com recorde de venda de ingressos

A ordem para o recebimento das restituições tem início com os grupos prioritários (acima de 80 anos; entre 60 e 79; deficientes físicos ou mentais ou com doenças graves e aqueles que a maior fonte de renda vem do magistério, consecutivamente). Na sequência, serão priorizados aqueles que utilizarem o modelo pré-preenchido ou que colocarem a opção de Pix como forma da restituição.

Leia mais: Tabata Amaral pedirá cassação de Nikolas por discurso transfóbico

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças