Economia

Joe Biden defende punição a executivos de bancos falidos

Decisão foi tomada após dois bancos norte-americanos declararem falência na última semana


17/03/2023 16h29

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, pediu ao Congresso do país que dê aos reguladores maior controle sobre o setor bancário, possibilitando a aplicação de multas, recuperação de fundos e banimento de funcionários dos bancos falidos. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (17) pela Casa Branca.

De acordo com o presidente norte-americano, a lei atual limita a autoridade do governo para responsabilizar os executivos. Ainda segundo a Casa Branca, Biden pediu ao Congresso que dê ao Fundo Federal Garantidor de Depósitos uma maior autoridade para recuperar a remuneração, a exemplo de bancos falidos como o Silicon Valley Bank (SVB) e o Signature Bank.

Leia também: Governo Lula estima desaceleração no PIB com crescimento de 1,61% para 2023

As falas de Biden vêm em meio à crise de confiança que atinge o setor bancário estadunidense. Além da falência declarada pelos dois bancos norte-americanos, o First Republic Bank, banco de médio porte da Califórnia, informou que pediu reforços aos credores após ver uma retirada em massa de recursos por parte dos seus clientes.

Segundo a mídia estadunidense, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a SEC (comissão de valores mobiliários) agora investigam o colapso do SVB. As investigações são feitas separadamente e ainda estão em fase preliminar, podendo não levar a acusações ou alegações de irregularidades.

Youtube libera canal do ex-presidente Donald Trump

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças