O dólar comercial fechou esta sexta-feira (9) com uma baixa de 0,97%, e a cotação ficou em R$ 4,876. Esse é o menor valor em um ano. O recorde anterior era de 7 de junho de 2022, quando a cotação fechou em R$ 4,874.
O grande motivo da baixa foi após dados negativos da China, que elevarem a perspectiva do governo chinês dar suporte à sua economia.
Na noite da última quinta-feira (pelo horário de Brasília), a Agência Nacional de Estatísticas da China informou que o índice de preços ao produtor de maio caiu pelo oitavo mês consecutivo, a uma taxa de 4,6%. Esse foi o maior declínio desde fevereiro de 2016 e maior do que a expectativa de queda de 4,3%, segundo a Reuters.
Além disso, o índice de preços ao consumidor da China subiu 0,2% em maio em relação ao ano anterior, abaixo da projeção de aumento de 0,3%.
Leia também: Em busca de apoio para o arcabouço fiscal, Haddad se reunirá com lideranças do Senado
Outro fator que ajudou a moeda brasileira foi a Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores, que encerrou o dia com uma alta de 1,3%, batendo os 117.019,48 pontos. É o maior nível desde outubro de 2022.
REDES SOCIAIS