Economia

Setor de serviços cresceu 0,9% em maio; em 2023, alta é de 4,8%

No acúmulo dos últimos 12 meses, a área observa um crescimento de 6,4%


12/07/2023 11h54

Dados divulgados na manhã desta quarta-feira (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o setor de serviços no país cresceu 0,9% em maio. No mês passado, a área havia registrado uma queda de 1,5%.

O setor é o mais importante da economia, pois representa aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB), que por sua vez corresponde à soma de todos os serviços e bens produzidos no país.

Leia mais: Preço da carne bovina caiu pelo sexto mês consecutivo em junho

Ex-jogador nega fim da novela Denílson x Belo: "Ainda não está 100% resolvido"

No acúmulo dos últimos 12 meses, a área observa um crescimento de 6,4%. A variação acumulada em todo o ano de 2023, até o momento, é de +4,8%.

"Entre as cinco atividades analisadas pela pesquisa, quatro avançaram em maio. O maior impacto sobre o índice geral veio do setor de transportes, que cresceu 2,2%, recuperando parte da perda de 4,3% registrada em abril. Dentro da atividade, o transporte de cargas avançou 3,7%, alcançando o maior patamar de sua série histórica, iniciada em 2011. Com isso, essa categoria ficou 41,3% acima do nível registrado em fevereiro de 2020 (pré-pandemia). O transporte de passageiros também se expandiu em maio (2,8%), após ter recuado 4,5% no mês anterior", aponta o IBGE em nota.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças