Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O Dia Mundial do Livro é comemorado nesta terça-feira (23), data para enfatizar a importância da leitura, aprimorando e adquirindo conhecimentos diversos.

Leia mais: Com mais de 2 mil casos confirmados, Porto Alegre decreta situação de emergência para a dengue

Para incentivar a prática, o Governo do Estado de São Paulo, juntamente com universidades públicas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) disponibilizam acesso gratuito a uma infinidade de publicações.

O secretário da SCTI, Vahan Agopyan, comentou a respeito desse tipo de serviço público encontrado nas universidades, que faz a diferença na sociedade, e como permite obter mais conhecimento e acessos a livros físicos e virtuais.

“Fico muito feliz em saber que nós do Governo do Estado de São Paulo propagamos conhecimento para a população por meio do rico acervo que é encontrado na USP, na Unicamp e na Unesp. É fundamental esse serviço que disponibiliza livros de forma gratuita para estudantes e demais interessados. E que vai além das bibliotecas físicas, também temos as bibliotecas virtuais, que a pessoa pode acessar de onde estiver”, comenta o professor.

Leia mias: “Braço direito” de Ramon Dino é trans e sonha em competir no fisiculturismo; conheça Stephan Codo

Veja mais sobre os acervos:

USP

Disponibilizando um acervo gratuito, os livros abrangem as diversas áreas do conhecimento, desde obras completas, que falam sobre saúde, até obras que falam sobre turismo. Ao todo são 67 bibliotecas em suas unidades de ensino, museus e institutos de pesquisa de diversos campus, que somadas ao Departamento Técnico da Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais, compõem o Sistema Integrado de Bibliotecas da USP.

As bibliotecas físicas da USP são abertas ao público para consultas e pesquisas, mas não realizam empréstimos de livros. Por outro lado, a universidade conta com a Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM), que oferece de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil.

Atualmente, possui mais de 3.500 títulos disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. A biblioteca conta com mais de 60 mil itens que falam a respeito da história do país. Ao todo, a USP conta com 2.434.137 livros em suas unidades físicas e 544.139 virtualmente.

Leia mais: Cachorro morre em voo após companhia errar o destino

Unicamp

Com um grande acervo, as bibliotecas abrangem as diversas áreas do conhecimento que enriquecem todo ambiente acadêmico e cultural da universidade. O seu sistema de bibliotecas é composto por 30 unidades, espalhadas e localizadas nas unidades de ensino, pesquisa, centros e núcleos.

No que refere-se ao conteúdo bibliográfico impresso de livros, teses e dissertações, a universidade disponibiliza uma impressionante coleção que totaliza 1.096.758 materiais, os espaços são acessíveis a qualquer pessoa da comunidade interna e externa para consulta. Contudo, o empréstimo de materiais está sujeito a algumas restrições: para a comunidade externa à universidade, esse serviço está disponível apenas por meio da Biblioteca Comunitária da Unicamp (BIBCOM), onde o seu acervo é voltado à literatura, conhecimentos gerais, entretenimento, e outros temas.

É necessário ser morador de Campinas e região para realizar o cadastro para empréstimo de livros. Nas demais bibliotecas do sistema, o empréstimo é exclusivo à comunidade acadêmica, composta por alunos, professores e funcionários da universidade.

Leia mais: Motorista de Porsche estava a 156 km/h antes do acidente, diz laudo

Além de espaços físicos, a universidade oferece algumas opções online para complementar ainda mais o acesso ao conhecimento. Como por exemplo a Biblioteca Digital da Unicamp, que engloba diversas coleções digitais, facilitando o acesso a conteúdos acadêmicos e científicos. Disponibilizando também o Portal do Livro Aberto da Unicamp, um espaço dedicado à divulgação e acesso a obras digitais, contribuindo para a disseminação do conhecimento.

Unesp

A Unesp contém 34 bibliotecas em seus campus e ainda um acervo digital, na Biblioteca Digital da Unesp, que reúne documentos diversos, como livros e periódicos. As bibliotecas da universidade também são de acesso ao público.