A Universidade de São Paulo (USP) caiu sete posições no ranking de melhores universidades do mundo e perdeu a liderança na América Latina, que havia conquistado no ano anterior.
Em comparação, a Universidade de Buenos Aires subiu 14 posições e ficou com o 71º lugar. O "QS World University Ranking", reconhecido sistema de avaliação educacional, leva em consideração nove critérios, com notas que vão de 0 a 100.
Pelo 13º ano consecutivo, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) se mantém na liderança global da lista, que conta com mais de 1.500 universidades.
A USP recebeu nota geral de 61,6 — queda de 1,2 na comparação com a lista de 2023. As melhores foram nos critérios de "resultados de emprego" (97,9), "rede internacional de pesquisa" (95,9) e "sustentabilidade" (93,6), já as de pior foram em "proporção de estudantes internacionais" (2,1) e "proporção internacional de docentes" (6,8).
Outras 34 universidades brasileiras aparecem no ranking, entre elas, estão a Universidade de São Paulo (USP) em 92ª posição, Universidade de Campinas (Unicamp) em 232ª posição e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 304ª posição.
Confira a lista com as 10 melhores do mundo:
MIT (EUA);
Imperial College London (Reino Unido);
Universidade de Oxford (EUA);
Universidade de Harvard (EUA);
Universidade de Cambridge (Reino Unido);
Universidade de Stanford (EUA);
ETH Zurich (Suíça);
Universidade Nacional de Singapura (Singapura);
UCL (Reino Unido);
Instituto de Tecnologia da Califórnia (Estados Unidos).
REDES SOCIAIS