Unicamp 2025: primeiro dia da segunda fase tem taxa de abstenção de 7,5%, a menor em 15 anos
Provas de habilidades específicas são aplicadas nesta segunda-feira (2)
02/12/2024 09h06
O primeiro dia da segunda fase do Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) registrou uma taxa de abstenção de 7,5%, a menor em 15 anos.
De acordo com informações divulgadas pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), das 13.011 pessoas habilitadas a participarem desta etapa, 12.040 realizaram a prova no último domingo (1º).
As maiores reduções em comparação com o último vestibular aconteceram na região de Campinas (SP) e na Grande São Paulo. Nas capitais (23 no total), o percentual de ausentes passou de 12,8% para 13,6% no período.
Entre os assuntos abordados no exame, estão: a relação do X, o antigo Twitter, com o Brasil, e o livro “O Avesso da Pele”, que foi alvo de censura em alguns estados. A redação teve como temas os riscos das apostas eletrônicas (bets) e os jogos de azar (tigrinho) entre menores de idade e a desigualdade de gênero na política.
Nesta segunda-feira (2), os concorrentes ainda respondem questões que variam de acordo com a área do curso escolhido pelo estudante:
Prova de matemática: seis questões para cursos das áreas de exatas ou quatro para as áreas de ciências biológicas e ciências humanas;
Prova interdisciplinar: duas questões de ciências humanas.
Além de uma prova de conhecimentos específicos:
Candidatos da área de ciências biológicas: oito questões de biologia e seis questões de química;
Candidatos da área de ciências exatas: seis questões de física e cinco questões de química;
Candidatos da área de ciências humanas: seis questões de geografia, seis questões de história, uma questão de filosofia e uma questão de sociologia.
A divulgação da lista de convocados ocorre em 24 de dezembro, com a matrícula da 1ª chamada entre os dias 27 e 28 de janeiro de 2025.
REDES SOCIAIS