Eleições

Eleições 2022: Destaques do plano de governo de Simone Tebet (MDB), candidata à presidência

Candidata do MDB propõe programa permanente de renda mínima, reformas tributária e administrativa e tolerância zero com o desmatamento ilegal


06/09/2022 08h00

O site da TV Cultura preparou um resumo do plano de governo dos candidatos à Presidência mais bem pontuados pelas pesquisas. Ao longo da semana serão publicadas matérias sobre o planejamento de Ciro Gomes (PDT), Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia também: Apesar das "legítimas divergências", Boric diz que "prevalece a vontade de diálogo" no Chile

A primeira da série é Simone Tebet (MDB-15). A candidata apresentou o plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento de 48 páginas é a favor de "uma verdadeira reconstrução, ampla e abrangente" do país . Tebet propõe a retomada do crescimento econômico para acabar com a fome, miséria e reduzir as desigualdades, criar empregos e gerar renda para a população.

Educação

A ex-senadora quer priorizar a recomposição da aprendizagem dos alunos. Simone cita os retrocessos da educação causados pela pandemia da Covid-19. A candidata afirma, que caso eleita, vai implementar as mudanças previstas na reforma do ensino médio. Além disso, como dito em debate, pretende criar a "Poupança Mais Educação" para evitar evasão de jovens de baixa renda no ensino médio; também propõe fomentar a educação integral e a valorização dos professores.

Meio ambiente

O documento alega tolerância zero com o desmatamento ilegal. Para isso, aponta: fortalecer órgãos como ICMBio, Ibama e Inpe; organizar e regulamentar um mercado de créditos de carbono; retomar o Fundo Amazônia. Tebet ainda visa criar e implementar sistema de observação do mar brasileiro e o novo marco legal da pesca; apoiar a agricultura familiar e instituir um plano de safra plurianual.

Diversidade e direitos humanos

A candidata pretende nomear ministérios com "paridade" de gênero e estimular a equiparação salarial entre homens e mulheres. O documento fala do estabelecimento da Política Nacional de Promoção da Equidade Racial e amplitude das políticas de cotas.

Assista a sabatina da candidata no Roda Viva

Tebet ainda deseja garantir igualdade de oportunidades entre mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência e doenças raras, quilombolas, negros, população LGBTQIA+ e povos originários; adotar medidas de proteção a refugiados e migrantes. Por fim, deseja incentivar setores públicos e privado a contratar pessoas com deficiências e enfatizar inclusão.

Leia também: Maioria dos chilenos rejeita proposta de nova Constituição, votada em plebiscito

Segurança Pública

Tebet pretende vigiar as fronteiras e controlar com rigor e eficácia a entrada de armas e drogas no país; estabelece metas de elucidação e redução de homicídios, com repasses adicionais federais pelo cumprimento; revogar decretos do governo atual que flexibilizaram porte e posse de armas; atualizar o Código de Processo Penal e a Lei de Execução Penal.

Cultura

Recriar o Ministério da Cultura e fortalecer legislações como: Lei Rouanet, Lei Aldir Blanc e Lei Paulo Gustavo. A candidata também quer expandir o número de espaços equivalentes a bibliotecas e assegurar bens culturais acessíveis.

Leia aqui plano completo no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças