Eleições

"A chave para manter um presidente no poder é o apoio militar", diz Steven Levitsky

Autor de “Como as Democracias Morrem”, analisa possíveis cenários pós-eleições no Brasil


19/09/2022 22h30

O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (19) o cientista político Steven Levitsky, que fala sobre ameaças à democracia brasileira.

Professor em Harvard, nos Estados Unidos, é referência em estudos sobre a América Latina e um dos autores do best-seller “Como as Democracias Morrem”.

Em pergunta feita pela repórter Janaína Figueiredo, o cientista político Steven Levitsky fala sobre processo democrático nas eleições de 2022, levantando dois cenários possíveis.

"Professor, o senhor está escrevendo o segundo volume de 'Como Morrem as democracias' (...) o senhor mencionou que são apontados três elementos básicos que devem ser observados para ver se um líder, um partido ou candidato são ou não democráticos", pergunta a repórter. 

Janaína levanta dois elementos que são: repudiar publicamente a violência e se descolar de grupos violentos, além disso, aceitar os resultados das eleições, "o que o senhor espera para essa eleição brasileira?", questiona Janaína. 

Levitsky levanta um cenário em que o presidente Jair Bolsonaro (PL), ganha as eleições de forma "limpa" e democrática, segundo o cientista. E outro em que com ajuda das Forças Armadas "ele [Bolsonaro] consiga reverter o resultado das eleições". 

Segundo o estudioso, um dos motivos que desfalcou o ex-presidente Donald Trump, foi a falta de apoio militar, "não conseguiu seguir no poder ilegalmente porque os militares não o apoiaram", diz.

Participam da bancada de entrevistadores Daniel Bramatti, editor do Estadão Verifica, Janaína Figueiredo, repórter especial do Jornal O Globo, o filósofo e economista Joel Pinheiro, Ju Wallauer, apresentadora do podcast Mamilos, e Natalia Viana, diretora-executiva da Agência Pública.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa irá ao ar às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.

Leia também: “É importante tirar Bolsonaro do poder antes que destrua as instituições”, alerta Steven Levitsky

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças