O Roda Viva desta segunda-feira (19) recebe o cientista político Steven Levitsky, que fala sobre ameaças à democracia brasileira.
A apresentadora Ju Wallauer quis saber do escritor os riscos de uma democracia quando um político autoritário fique muito tempo no poder. Na visão dele, o maior risco é o controle de órgãos públicos, como o Ministério Público e o Supremo Tribunal Federal (STF).
“Uma das principais coisas que a maioria dos autoritários reeleitos em uma democracia tentam fazer, como Bolsonaro ou como o Trump tentou fazer, é obter controle sobre o Judiciário, o Ministério Público e os juízes do processo democrático. Uma vez que você consegue controlar os juízes, pode começar usar a lei para enfraquecer oponentes e virar o jogo ao seu favor”, explica Levitsky.
Ao fazer uma avaliação do primeiro mandato de Jair Bolsonaro, ele diz que ele não teve sucesso em controlar esses órgãos. Porém, ressalta que é um perigo ele conseguir se reeleger.
Leia também: Ipec: Lula passa de 46% para 47%, e Bolsonaro se mantém com 31%
“Se ele [Bolsonaro] se reeleger por mais quatro anos, continuará conseguindo desmontar instituições públicas importantes, autoridades eleitorais, órgãos superiores e o STF. Inevitavelmente, durante seis ou sete anos, ele conseguirá um poder que até hoje não obteve”, afirma.
Por fim, diz que tirar Bolsonaro do poder é importante do poder para evitar que ele destrua as instituições brasileiras.
Assista ao programa na íntegra:
Participam da bancada de entrevistadores Daniel Bramatti, editor do Estadão Verifica, Janaína Figueiredo, repórter especial do Jornal O Globo, o filósofo e economista Joel Pinheiro, Ju Wallauer, apresentadora do podcast Mamilos, e Natalia Viana, diretora-executiva da Agência Pública.
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS