A pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (23) mostra que 11% dos eleitores brasileiros aceitariam mudar de voto para apoiar aquele que estiver em primeiro lugar nas pesquisas, e com isso, a eleição acabar ainda no primeiro turno. O assunto do voto útil foi debatido nas últimas semanas pelos presidenciáveis.
O percentual dos que dizem que podem praticar o chamado “voto útil”, para encerrar a disputa no primeiro turno, é maior entre os eleitores de Simone Tebet 22% e Ciro Gomes 21%. 11% dos que entre os eleitores de Lula. Entre os eleitores de Bolsonaro o percentual é de 6%.
Leia mais: “Somos a maioria. Nós venceremos no primeiro turno”, diz Bolsonaro a apoiadores em MG
A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) mostra que o candidato petista Luiz Inácio Lula da Silva segue na liderança das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial. O petista aumentou a vantagem de 45% para 37%. O presidente Jair Bolsonaro (PL) se manteve com 33%.
O levantamento ouviu 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-04180/2022.
Leia também: XP/Ipespe: Lula lidera com 46%; Bolsonaro tem 35%
REDES SOCIAIS