Eleições

Ipespe: França lidera disputa pelo Senado em SP com 30%; Pontes tem 20%

Pesquisa foi encomendada pela TV Cultura e ouviu mil pessoas nos dias 28 e 29 de setembro


30/09/2022 13h54

O Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe) divulgou nesta sexta-feira (30) mais um panorama sobre a disputa pelo Senado em São Paulo. A dois dias das eleições, o ex-governador Márcio França (PSB) na liderança com 30%. O segundo lugar está com o Astronauta Marcos Pontes, que soma 20%.

Em relação à pesquisa estimulada, ou seja, os nomes foram apresentados previamente aos entrevistados, o cenário é este. França (30); Pontes (20); Em seguida estão: Janaina Paschoal (PRTB): 5%; Edson Aparecido (MDB): 4%; Aldo Rebelo (PDT): 3%; Vivian Mendes (Unidade Popular): 1%; Ricardo Mellão (Novo): 1%; Prof. Tito Bellini (PCB); 1; Dr. Azkoul (Democracia Cristã): 1%; Antônio Carlos (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos são 16%. Não souberam somam 18%.

Leia mais: Pesquisa Ipespe: Haddad segue na liderança pelo Governo de SP com 34% dos votos válidos

O Ipesp fez ainda um levantamento na pesquisa espontânea, quando o eleitor cita o nome do candidato.

França: 16; Pontes: 15%; Edson Aparecido (MDB): 3%; Janaina Paschoal (PRTB): 1%; Ricardo Mellão (Novo): 1%; Aldo Rebelo (PDT), Vivian Mendes; Prof. Tito Bellini (PCB); Dr. Azkoul (Democracia Cristã): Antônio Carlos (PCO) não pontuaram. Brancos e nulos são 7%. Não souberam somam 57%.

A pesquisa foi encomendada pela TV Cultura e ouviu mil pessoas nos dias 28 e 29 de setembro. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-00420/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01298/2022.

Em relação aos governadores, Fernando Haddad (PT) segue na liderança da corrida pelo Governo do Estado de São Paulo, com 34% das intenções de voto para as eleições de 2022, que acontecem no próximo domingo (2).

Atrás do ex-prefeito da capital paulista, estão Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e Rodrigo Garcia (PSDB). Enquanto o ex-ministro da Infraestrutura no Governo Bolsonaro conta com o apoio de 24% dos eleitores, o atual ocupante do Palácio dos Bandeirantes é a opção de 22% dos entrevistados.

Leia também: Ricardo Lewandowski destaca valor das urnas eletrônicas para a soberania popular

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças