O governador Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador em Minas Gerais em primeiro turno. O adversário Alexandre Kalil (PSD), ex-prefeito de Belo Horizonte, ficou em segundo lugar e não conseguiu o número suficiente para levar a disputa para o segundo turno.
O candidato do Novo recebeu mais de 5 milhões de votos, representando mais de 57% dos válidos. Pouco mais de três milhões de mineiros depositaram o voto no ex-presidente do Atlético/MG.
Leia também: Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad fazem o segundo turno pelo governo de São Paulo
Carlos Viana (PL), o candidato de terceira via no estado. teve 7,2% dos votos, Marcus Pestana (PSDB), Lorene Figueiredo (PSOL), Cabo Tristão (PMB), Indira Xavier (Unidade Popular), Renata Regina (PCB) e Vanessa Portugal (PSTU) foram candidatos que não passaram dos 1% dos votos.
Empresário responsável pelo Grupo Zema, um conglomerado de empresas fundado pela família, Romeu foi eleito em 2018 e é o principal nome do partido Novo em todo Brasil.
Durante toda campanha, Zema manteve a liderança das pesquisas e evitou fazer alianças polêmicas que pudessem comprometer seus votos. O maior exemplo foi não ir para palanques com o presidente Jair Bolsonaro (PL).
REDES SOCIAIS