Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação | Governo de SP
Divulgação | Governo de SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) iniciou uma força-tarefa nas cidades com maior incidência de casos de dengue nas regiões de Bauru, Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto. Nesta sexta-feira (21), a ação ocorreu em Conchas, que recebeu o “Dia D” contra a dengue, devido à alta incidência da doença – 9,9 mil casos por 100 mil habitantes, segundo o Painel de Arboviroses da SES-SP.

“Trouxemos nossa equipe de vigilância em saúde e epidemiológica para apoiar os serviços municipais. Alinhamos com a atenção básica local o apoio necessário para as tendas de hidratação e regulação de casos mais graves de pacientes”, explicou a secretária-executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris.

Leia mais: Papa Francisco não está fora de perigo, dizem médicos

Durante a ação, foi realizada uma operação nos bairros da cidade voltada ao combate ao mosquito Aedes aegypti. As equipes visitaram casas, com bloqueios, aplicação de larvicida e nebulização costal e veicular. Foram retirados entulhos e materiais inservíveis das residências. As áreas públicas, como ruas, avenidas e praças, receberam roçada. Atividades de conscientização nas escolas e distribuição de informativos à população também foram promovidas.

"Esse é um momento muito importante, principalmente nas ações que dizem respeito à mobilização da população, lembrando que 75% dos criadouros estão dentro das casas. Portanto, precisamos do apoio da população para a eliminação de todos os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, Zika e chikungunya. Além dessa mobilização que está ocorrendo aqui no município de Conchas, temos outras iniciativas no município, principalmente, no posto de hidratação", ressaltou a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da Secretaria de Estado da Saúde, Tatiana Lang.

A SES monitora, de forma contínua, o cenário da dengue e outras arboviroses no estado, considerando indicadores importantes para a avaliação do comportamento da epidemia. Os resultados e os municípios em emergência são constantemente atualizados e disponibilizados por meio de boletins e painéis informativos no portal dengue.saude.sp.gov.br.

Decreto de emergência para dengue

O Governo de São Paulo decretou, nesta quarta-feira (19), situação de emergência em saúde pública no Estado, em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para as arboviroses, na capital paulista.

O secretário também anunciou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do Estado.

Outra medida anunciada pela Pasta foi o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portátil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de SP disponibiliza 730 máquinas portáteis e 55 pesadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.

Diante do cenário epidemiológico, a SES investiu, ainda, na aquisição de medicamentos, como sais de reidratação oral, soro fisiológico e antitérmicos para o tratamento de pacientes. A Pasta reforçou o estoque com 32 milhões destes itens para apoiar municípios que enfrentam dificuldade no abastecimento das unidades de saúde.