Guilherme Boulos define orçamento secreto como “roubo constitucionalizado e de prerrogativa”
Representante do PSOL no Congresso se mostra contrário a emenda do relator e torce pelo fim
03/10/2022 23h37
O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (3) Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal mais votado de São Paulo no último domingo (2).
A jornalista Maria Cristina Fernandes listou os primeiros desafios do deputado no Congresso a partir de 2023 e quis saber a estratégia do PT e da esquerda para lutar contra o orçamento secreto e disputar a mesa. De início, Boulos critica a existência do orçamento secreto e torce pelo fim do dispositivo financeiro.
Leia também: “Fico perplexo quando vejo uma tentativa de igualar esquerda com o bolsonarismo”, critica Boulos
“Sobre o orçamento secreto, espero que o STF dê cabo ao pedido que já foi feito de declaração de inconstitucionalidade. Já houve uma sinalização que o Supremo irá julgar logo após as eleições. O orçamento secreto é um roubo constitucionalizado e um roubo de prerrogativa, pois é o legislativo avançando sobre uma prerrogativa do Executivo para fazer a política mais rasteira e clientelista”, diz Boulos.
Sobre as eleições para definir o presidente da Câmara dos Deputados, ele afirma que o principal objetivo é garantir que o deputado Arthur Lira não seja reeleito.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Alberto Bombig, colunista do UOL, Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN, Ricardo Galhardo, analista político da Agência Brasília Alta Frequência e colaborador do Intercept Brasil, a repórter da Folha de S. Paulo Tayguara Ribeiro, e Bela Megale, colunista do Jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS