O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (3) Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal mais votado de São Paulo no último domingo (2).
A jornalista Bela Megale lembrou de atos antidemocráticos do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao longo dos últimos quatro anos. Dessa maneira, ela quis saber se a democracia pesou para o eleitor em 2022. Boulos acredita que uma parcela da sociedade levou sim essa questão na hora de apertar os botões na urna, mas não é a mais importante.
“Existe uma parte do eleitorado que entendeu a necessidade de criar uma frente de defesa da democracia diante do risco autoritário que é o Bolsonaro. Não acho que esse é o principal motor das pessoas na hora do voto, mas com certeza é um dos fatores”, explica.
O deputado também ataca o atual presidente e lembra de todas as defesas que ele fez da tortura ao longo dos últimos anos. Dessa maneira, ele critica as pessoas que criam uma simetria entre Bolsonaro e Lula.
Leia também: “Direita tradicional foi tragada e engolida pelo monstro que criaram chamado Bolsonaro”, diz Boulos
“Fico perplexo quando vejo uma tentativa de igualar os dois lados. Quando dizem que a esquerda e o bolsonarismo são dois extremos. São dois extremos onde um lado está matando e o outro está morrendo, porque morreram três pessoas nessa campanha. Não há uma simetria”, avalia.
Assista ao trecho completo:
Participam da bancada de entrevistadores Alberto Bombig, colunista do UOL, Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN, Ricardo Galhardo, analista político da Agência Brasília Alta Frequência e colaborador do Intercept Brasil, a repórter da Folha de S. Paulo Tayguara Ribeiro, e Bela Megale, colunista do Jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN.
Assista ao programa na íntegra:
O programa vai ao ar às 22h, na TV Cultura, no site da emissora, no canal do YouTube, no Dailymotion, nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS