O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (3) o ativista Guilherme Boulos (Psol), deputado federal mais votado de São Paulo no último domingo (2). O programa também discutirá os resultados das urnas e fará análises sobre o futuro político do Brasil.
Casado e pai de duas filhas, o político de 40 anos foi a escolha de 1.001.453 eleitores paulistas para representar o estado na Câmara dos Deputados a partir de 2023, sendo o deputado mais votado de São Paulo. Além de ser uma das principais lideranças da esquerda no país, ele também é professor, bacharel em filosofia, psicanalista e escritor.
Boulos deixou de disputar o governo de São Paulo, em 2022, para apoiar a candidatura de São Paulo, com isso, concorreu a um cargo de deputado federal. Com a desistência de Boulos ao Palácio dos Bandeirantes, o PT vai apoiar a candidatura de Boulos à prefeitura em 2024.
“Nós tivemos um bom desempenho em 2020,quando ninguém esperava. Eu tinha 17 segundos de TV, pouca estrutura, pouco recurso, sem padrinho político e nós chegamos ao segundo turno em São Paulo. É lógico que isso coloca uma possibilidade do meu nome para 2024, mas, nesse momento, eu estou focado nos próximos 28 dias e do que está em jogo na história do Brasil, que é eleger o Lula”, afirma.
Na eleição municipal de 2020, Guilherme Boulos concorreu à prefeitura de São Paulo. O candidato do PSOL foi ao segundo turno e disputou com Bruno Covas (PSDB), então prefeito da cidade.
Bruno Covas foi reeleito com 59,38% dos votos válidos. Boulos teve 40,62% dos votos válidos, mais de 2 milhões de votos.
Nesta noite, participarão da bancada de entrevistadores Alberto Bombig, colunista do UOL, Maria Cristina Fernandes, colunista do Valor Econômico e comentarista da CBN, Ricardo Galhardo, analista político da Agência Brasília Alta Frequência e colaborador do Intercept Brasil, a repórter da Folha de S. Paulo Tayguara Ribeiro, e Bela Megale, colunista do Jornal O Globo e comentarista da Rádio CBN.
Assista ao programa completo:
Com apresentação de Vera Magalhães, a edição irá ao ar ao vivo às 22h, na TV Cultura, site da emissora, canal do YouTube, Dailymotion, e nas redes sociais Twitter e Facebook.
REDES SOCIAIS