Eleições: PDT declara apoio à candidatura de Lula no 2º turno
Partido de Ciro Gomes fez o anúncio após uma reunião da Executiva
04/10/2022 13h29
O PDT, partido de Ciro Gomes, anunciou nesta terça-feira (4) apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o segundo turno. A declaração aconteceu após reunião da Executiva do partido no final da manhã de hoje.
Segundo o presidente do PDT, Carlos Lupi, em entrevista à imprensa, Ciro Gomes “endossa integralmente a decisão do partido”. A sigla é a primeira a manifestar apoio a Lula no segundo turno.
Leia mais: Reeleito ao Governo de MG, Romeu Zema oficializa apoio a Bolsonaro no segundo turno
“A decisão foi unânime. Foi uma decisão unânime e agora vamos comunicar isso com o PT. Ciro participou da reunião e disse que seguirá integralmente a decisão do partido”, disse Lupi.
Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais votados e irão decidir a disputa para a presidência da República no segundo turno. Em votação realizada no domingo (2), o petista ficou com 48% dos votos e o atual presidente ficou com 43%.
Os candidatos Ciro Gomes (PDT) recebeu 3,0 % dos votos, Simone Tebet (MDB) teve 4%. Soraya Thronicke (União Brasil), Felipe d'Avila (Novo), Vera (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Constituinte Eymael (Democracia Cristã), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB) e Eymael (DC) não tiveram mais de um porcento dos votos.
Ciro Gomes ficou em quarto lugar, com 3,5 milhões de votos. Durante a campanha, o ex-governador do Ceará criticou o governo de Lula e o Partido dos Trabalhadores. No entanto, historicamente, o PDT sempre esteve ao lado do PT no segundo turno das eleições.
REDES SOCIAIS