Eleições

Eleições: Rodrigo Garcia declara apoio “incondicional” a Bolsonaro e Tarcísio de Freitas no segundo turno

Anúncio foi realizado durante uma transmissão em uma rede social


04/10/2022 16h36

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou na tarde desta terça-feira (4) o apoio a Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno da eleição presidencial, e a Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. O anúncio foi realizado durante uma transmissão em uma rede social.

"O PSDB Nacional está reunido neste momento declarando neutralidade, liberando, portanto, os estados. Eu, como candidato a governador do partido e, pessoalmente, como governador de São Paulo declaro meu apoio incondicional ao presidente Bolsonaro e ao Tarcísio", disse Garcia.

Leia mais: Sem citar Lula, Ciro Gomes endossa apoio do PDT ao PT

"Venho aqui receber o presidente Jair Bolsonaro no aeroporto de Congonhas para declarar o meu apoio e o meu voto nesse segundo turno ao presidente. Durante todo o primeiro turno, eu disse que São Paulo é um estado desenvolvido, que dá oportunidades a todos e ajuda quem precisa, porque o PT nunca governou nosso estado. Essa mesma avaliação eu faço em relação ao Brasil, o que eu não quero para São Paulo, muito menos eu quero para o Brasil. Portanto, meu apoio incondicional, meu trabalho nesse segundo turno para que o presidente Jair Bolsonaro possa se reeleger e continuar, ao lado da população, comandando o destino dessa nação", afirmou.

Mais cedo, o tucano já indicava apoio ao atual presidente e a Tarcísio. Os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas foram os mais votados e irão decidir a disputa para o governo de São Paulo no segundo turno. O petista ficou com 35% dos votos e o estreante nas eleições ficou com 42%.

Bolsonaro, que busca a reeleição, agradeceu o apoio. "Esse apoio do Rodrigo é muito bem-vindo. Agradeço muito a ele. Ele já tinha um amigo, agora terá um melhor amigo para propostas que ele possa sugerir ao governo. O Rodrigo, pela sua experiência, um jovem, trabalharemos juntos não só até o dia 30, mas durante o governo".

"Nossa união com o governador Rodrigo, que faz parte desse projeto com mais intensidade a partir de agora. É a nossa liberdade que está em jogo também", acrescentou.

Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais votados e irão decidir a disputa para a presidência da República no segundo turno. Em votação realizada no domingo (2), o petista ficou com 48% dos votos e o atual presidente ficou com 43%.

O PP já anunciou apoio ao candidato Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo. Em relação a Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro, e os governadores eleitos Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, declararam apoio ao atual chefe do Executivo. 

Leia também: Progressistas anuncia apoio a Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo de São Paulo

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças