Eleições: Rodrigo Garcia declara apoio “incondicional” a Bolsonaro e Tarcísio de Freitas no segundo turno
Anúncio foi realizado durante uma transmissão em uma rede social
04/10/2022 16h36
O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) anunciou na tarde desta terça-feira (4) o apoio a Jair Bolsonaro (PL), no segundo turno da eleição presidencial, e a Tarcísio de Freitas (Republicanos) ao governo de São Paulo. O anúncio foi realizado durante uma transmissão em uma rede social.
"O PSDB Nacional está reunido neste momento declarando neutralidade, liberando, portanto, os estados. Eu, como candidato a governador do partido e, pessoalmente, como governador de São Paulo declaro meu apoio incondicional ao presidente Bolsonaro e ao Tarcísio", disse Garcia.
Leia mais: Sem citar Lula, Ciro Gomes endossa apoio do PDT ao PT
"Venho aqui receber o presidente Jair Bolsonaro no aeroporto de Congonhas para declarar o meu apoio e o meu voto nesse segundo turno ao presidente. Durante todo o primeiro turno, eu disse que São Paulo é um estado desenvolvido, que dá oportunidades a todos e ajuda quem precisa, porque o PT nunca governou nosso estado. Essa mesma avaliação eu faço em relação ao Brasil, o que eu não quero para São Paulo, muito menos eu quero para o Brasil. Portanto, meu apoio incondicional, meu trabalho nesse segundo turno para que o presidente Jair Bolsonaro possa se reeleger e continuar, ao lado da população, comandando o destino dessa nação", afirmou.
Mais cedo, o tucano já indicava apoio ao atual presidente e a Tarcísio. Os candidatos Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas foram os mais votados e irão decidir a disputa para o governo de São Paulo no segundo turno. O petista ficou com 35% dos votos e o estreante nas eleições ficou com 42%.
Bolsonaro, que busca a reeleição, agradeceu o apoio. "Esse apoio do Rodrigo é muito bem-vindo. Agradeço muito a ele. Ele já tinha um amigo, agora terá um melhor amigo para propostas que ele possa sugerir ao governo. O Rodrigo, pela sua experiência, um jovem, trabalharemos juntos não só até o dia 30, mas durante o governo".
"Nossa união com o governador Rodrigo, que faz parte desse projeto com mais intensidade a partir de agora. É a nossa liberdade que está em jogo também", acrescentou.
Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) foram os mais votados e irão decidir a disputa para a presidência da República no segundo turno. Em votação realizada no domingo (2), o petista ficou com 48% dos votos e o atual presidente ficou com 43%.
O PP já anunciou apoio ao candidato Tarcísio de Freitas para o governo de São Paulo. Em relação a Bolsonaro, o ex-juiz Sergio Moro, e os governadores eleitos Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Claudio Castro (PL), do Rio de Janeiro, declararam apoio ao atual chefe do Executivo.
Leia também: Progressistas anuncia apoio a Tarcísio de Freitas na disputa pelo governo de São Paulo
REDES SOCIAIS