Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Com o segundo turno das eleições presidenciais marcado para o dia 30 de outubro, surgem publicações nas redes sociais associando o ex-presidente Luiz Inácio Lula (PT) ao satanismo, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), à maçonaria. 

Um vídeo antigo, que passou a circular nesta terça-feira (4) também em grupos de aplicativos de mensagens, mostra o presidente discursando em uma loja da maçonaria. O conteúdo é anterior à primeira candidatura de Bolsonaro à Presidência, em 2018. No material, o presidente diz não ter intenção de concorrer ao cargo de chefe do Executivo: "Não estou candidato a nada", afirmou ele na ocasião. E o mesmo ainda não se pronunciou publicamente sobre o assunto. 

Leia também: PSDB libera diretórios estaduais para apoiar Lula ou Bolsonaro no segundo turno

A existência de um suposto vínculo entre Jair Bolsonaro e a maçonaria pode ser vista como problema pela campanha do presidente já que o grupo é criticado por influentes lideranças evangélicas que apoiam o candidato à reeleição, a exemplo do influenciador evangélico Silas Malafaia. 

O vídeo, que circula sobre o candidato Lula, poucas horas após garantir vaga no segundo turno da disputa presidencial, foi associado a um homem identificado como Vicky Vanilla, que seria satanista. Em nota, o PT afirma que não há relação entre o homem e o ex-presidente. "Quem espalha isso é desonesto e abusa da boa-fé das pessoas", diz o comunicado. O partido acusa grupos bolsonaristas no Telegram e WhatsApp de compartilharem essa informação falsa. 

Vicky Vanilla divulgou um vídeo nesta terça em que desmente o boato. Além disso, afirma ter recebido ameaças por conta da publicação. 

"Esse pronunciamento faz parte de uma live que fiz e está sendo usado fora de contexto", diz. "O vídeo está sendo espalhado como uma fake news a meu respeito e a respeito do candidato Lula, que não tem qualquer ligação com a nossa casa espiritual.", comunica o influenciador. 

@uesmota Mais uma fake News, dos Pets bolsonarista pegaram o vídeo do Vick fora de contesto para falar que Lula é satanista, esses pets bolsonarista me dão nojo raça imunda, estão desesperados recorrendo ao tipo de coisa mais bacha possível #lula2022 #lulapresidente2022 #pt #foryou #fy #política ♬ som original - uesmota

Leia também: Ministro Fábio Faria pede para as pessoas não responderem pesquisas eleitorais

Ao longo de quase 50 dias, o candidato do PT e o do PL centraram esforços em consolidar as suas bases e buscar votos dos indecisos e da chamada terceira via. As estratégias das duas campanhas passaram por ataques mútuos nas propagandas de rádio e TV, nos comícios e nos debates.