Eleições

Ipec 2° turno: A cada quatro eleitores, três votarão com base na rejeição pelo adversário

75% do país votará em um candidato apenas para que o outro não assuma a Presidência da República


11/10/2022 10h33

Dados da última pesquisa Ipec, divulgados na manhã desta terça-feira (11), apontam que, a cada quatro eleitores brasileiros, três escolherão seu presidente nas urnas com base na rejeição. Ou seja, 75% do país votará em um candidato apenas para que o outro não assuma a Presidência da República.

Para 46% dos entrevistados, é muito alta a chance de votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apenas para que Jair Messias Bolsonaro (PL) não tenha mais quatro anos frente o Palácio do Planalto. Já para outros 33%, é provável o voto no candidato à reeleição para que o ex-presidente não retorne ao poder, ainda de acordo com o levantamento.

Leia mais: "Quem veio primeiro, o buraco negro ou a galáxia? A gente não sabe", reflete Sacani

ICMS dos combustíveis: Haddad promete compensação aos estados e Tarcísio elogia Bolsonaro

Dentre os entrevistados pelo estudo que alegaram altas chances de votar em um dos candidatos no segundo turno, aproximadamente um terço, para ambos os políticos, apontou que a probabilidade é “muito alta”.

Para a realização da pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. Enquanto a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.

Segundo o levantamento, o petista tem 51% das intenções de votos no segundo turno, que será decidido no dia 30 de outubro. Já o conservador conta com o apoio de 42% dos eleitores. Outra conclusão é de que que 94% dos brasileiros decidiram o voto para presidente.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças