Ipec 2° turno: A cada quatro eleitores, três votarão com base na rejeição pelo adversário
75% do país votará em um candidato apenas para que o outro não assuma a Presidência da República
11/10/2022 10h33
Dados da última pesquisa Ipec, divulgados na manhã desta terça-feira (11), apontam que, a cada quatro eleitores brasileiros, três escolherão seu presidente nas urnas com base na rejeição. Ou seja, 75% do país votará em um candidato apenas para que o outro não assuma a Presidência da República.
Para 46% dos entrevistados, é muito alta a chance de votar em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apenas para que Jair Messias Bolsonaro (PL) não tenha mais quatro anos frente o Palácio do Planalto. Já para outros 33%, é provável o voto no candidato à reeleição para que o ex-presidente não retorne ao poder, ainda de acordo com o levantamento.
Leia mais: "Quem veio primeiro, o buraco negro ou a galáxia? A gente não sabe", reflete Sacani
ICMS dos combustíveis: Haddad promete compensação aos estados e Tarcísio elogia Bolsonaro
Dentre os entrevistados pelo estudo que alegaram altas chances de votar em um dos candidatos no segundo turno, aproximadamente um terço, para ambos os políticos, apontou que a probabilidade é “muito alta”.
Para a realização da pesquisa, foram ouvidas 2 mil pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro em 130 municípios brasileiros. Enquanto a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o nível de confiança é de 95%.
Segundo o levantamento, o petista tem 51% das intenções de votos no segundo turno, que será decidido no dia 30 de outubro. Já o conservador conta com o apoio de 42% dos eleitores. Outra conclusão é de que que 94% dos brasileiros decidiram o voto para presidente.
REDES SOCIAIS