No Estação Livre desta sexta-feira (14), Cris Guterres falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) junto com Eunice Prudente, advogada e Secretária Municipal de Justiça e Cidadania, e Carlos Alberto da Silva, gestor de territórios das Aldeias Infantis S.O.S.
A apresentadora abriu o programa perguntando para Prudente quais foram as grandes conquistas do ECA. A advogada destacou a responsabilidade que o Estado recebeu para cuidar da alimentação das crianças de todo o país.
“Para a nossa criança, finalmente o Estado assumiu a responsabilidade da merenda escolar. As escolas municipais, estaduais e federais passaram a ter esse dever legal de fornecer uma merenda. E como o estatuto se refere a uma proteção integral, deve ser uma alimentação de qualidade”, explicou a Secretária Municipal de Justiça e Cidadania.
Prudente também lembrou que passou a ser responsabilidade do Estado brasileiro a exigência de um certo nível de educação. Mesmo ressaltando que a necessidade de melhora, ela lembrou que isso não existia antes do ECA.
Leia também: Emma Watson, Daniel Radcliffe e outros atores lamentam morte de Robbie Coltrane
Ao longo do programa, Guterres lembrou que o país está passando por um período eleitoral e, mesmo assim, se ouve poucos projetos voltados para os direitos das crianças. Na visão de Silva, o fato do público infantil não votar, faz com que os candidatos ignorem as propostas nos horários eleitorais.
“Criança não vota, né? Esse é o principal ponto. Justamente por não ser visto como eleitor, nós temos uma dificuldade que essa priorização, que a legislação estabelece, seja incorporada nos projetos de governo dos candidatos. Quanto sociedade, precisamos fazer uma reflexão sobre o assunto”, disse o gestor de territórios das Aldeias Infantis S.O.S.
Assista ao trecho completo:
O programa Estação Livre é apresentado pela jornalista e empreendedora Cris Guterres, considerada pela revista Forbes uma das criadoras de conteúdo mais inovadoras de 2020. Feita por uma maioria de mulheres pretas, a atração tem a missão de valorizar a cultura.
Assista ao programa na íntegra:
REDES SOCIAIS