Eleições

Lula critica desmatamento da Amazônia e Bolsonaro pede para povo “dar um google”

O petista abordou o tema do desmatamento da Amazônia e criticou o atual governo em relação ao combate às práticas ilegais no bioma


16/10/2022 22h25

A TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo se unem e formam um pool para realizar o debate presidencial das Eleições 2022, entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) neste domingo (16).

Durante os 15 minutos de embate direto do segundo bloco, o candidato Lula aborda o tema do desmatamento da Amazônia e critica a postura do atual governo em relação ao combate às práticas ilegais no bioma.

“Vocês estão brincando de desmatar, de ‘abrir cerca’, de derrubar árvores. O brasileiro do agronegócio sério, que quer ganhar dinheiro, que quer exportar, sabe que não pode invadir a Amazônia. Nós vamos ganhar as eleições para poder cuidar da Amazônia e não permitir que haja invasão de terra indígena e garimpo ilegal”.

Leia também: Bolsonaro avalia debate: Opinião pública tomou conhecimento do que foi o governo do Lula

O candidato Jair Bolsonaro responde que Lula quer “dividir a biodiversidade da Amazônia com o mundo” e o petista explica.

“Nós faremos acordos para pesquisar a riqueza da biodiversidade da Amazônia. Precisamos compartilhar o conhecimento científico com outros países para que a gente possa explorar corretamente a Amazônia”.

Em seguida, Lula volta a criticar a postura do atual governo e diz que “não existiu nenhum governo que fizesse o que a gente fez na questão ambiental”.

“Você não teve o menor respeito pela Amazônia. Para você, o que vale é quebrar, desmatar, invadir e plantar. O verdadeiro homem do agronegócio, quem invade é bandido”, concluiu.

Leia também: Composição do STF: Lula diz que mudança é “um atraso” e Bolsonaro se compromete a manter modelo

Veja os trechos completos: 

Assista ao debate completo: 

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças