Eleições

TSE reforça número de ministros para examinar ações sobre propaganda eleitoral no 2º turno

Medida também designa o ministro Alexandre de Moraes para participar da distribuição dos processos


17/10/2022 14h04

Em publicação do Diário da Justiça eletrônico desta segunda-feira (17), uma medida nomeou a ministra substituta Isabel Gallotti como uma das responsáveis por analisar as representações e reclamações sobre propaganda eleitoral neste segundo turno das Eleições 2022, aumentando o número de ministros na função.

A Portaria TSE nº 1007 também designa o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, para participar da distribuição destes processos.

Segundo nota do Tribunal, a “medida foi necessária devido ao excepcional volume de processos sobre o assunto protocolado no TSE referentes à propaganda”.

Leia também: Cardeal repudia o fascismo e é criticado por bolsonaristas nas redes sociais

A ministra Isabel Gallotti substitui o ministro Raul Araújo, que exercia temporariamente uma dessas funções. Raul Araújo era ministro substituto pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), mas tomou posse como efetivo no TSE em 6 de setembro deste ano.

Com isso, o grupo de ministros responsáveis pela propaganda conta com Cármen Lúcia (STF), Paulo de Tarso Sanseverino (STJ), Isabel Gallotti (STJ), Maria Claudia Bucchianeri Pinheiro (juristas), e Alexandre de Moraes (presidente do TSE).

A função destes ministros é julgar os processos sobre eventuais irregularidades cometidas nas campanhas para o cargo de presidente da República. A portaria estabelece, ainda, que as decisões concessivas ou não de liminares, em matéria de propaganda eleitoral, inclusive a análise de direito de resposta, serão imediatamente submetidas ao Plenário pela Presidência, inclusive por meio de sessão virtual.

Leia também: A humanização dos animais é tema do Linhas Cruzadas desta quinta-feira (20)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças