Eleições

Eleições 2022: Saiba quais capitais terão transporte público gratuito no 2º turno

Até quinta-feira (20), aos menos 14 capitais liberaram o passe livre


20/10/2022 14h57

Até esta quinta-feira (20/10), 14 capitais brasileiras confirmaram que terão transporte público gratuito no segundo turno das eleições, que acontece em 30 de outubro.

Aracaju (Sergipe); Belém (Pará); Boa Vista (Roraima); Campo Grande (Mato Grosso); Cuiabá (Mato Grosso do Sul); Florianópolis (Santa Catarina); Fortaleza (Ceará); Maceió (Alagoas); Manaus (Amazonas); Palmas (Tocantins); Porto Alegre (Rio Grande do Sul); Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Vitória (Espiríto Santo).

No primeiro turno, 14 capitais garantiram passe livre aos eleitores. Entre elas, Curitiba (PR), Porto Velho (RO), Salvador (BA) e São Luís (MA) que ainda não confirmaram se vão liberar o transporte gratuito.

Leia mais: TSE desmonetiza quatro canais e suspende divulgação de documentário

Duas cobrarão tarifas integrais de transporte público no domingo: Belo Horizonte e São Paulo

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria na quarta-feira (19) para autorizar as prefeituras a disponibilizarem transporte público gratuito para passageiros no dia do segundo turno.

Cinco dos 11 ministros do STF acompanharam o voto de Luís Roberto Barroso pela liberação. Com isso, com seis votos a decisão tem maioria. Edson Fachin, Cármen Lúcia, Dias Toffoli, Luiz Fux e Ricardo Lewandowski acompanharam Barroso.

Barroso disse que se trata da garantia constitucional do direito de voto e, por isso, não pode haver qualquer discriminação de posição política.

A decisão atendeu parcialmente a um pedido feito pelo partido Rede Sustentabilidade. A sigla levantou os dados de abstenções neste ano, no primeiro turno, foi a maior desde 1998, registrando 20,95%. Por isso, é necessário a disponibilização de transporte.

O ministro não atendeu o novo pleito para obrigatoriedade de concessão do serviço gratuitamente em todo o país no segundo turno. No entanto, ratificou o entendimento de que o transporte público deve ser mantido em níveis normais, acrescentando que os gestores podem sofrer crime de responsabilidade caso descumpram.

Leia também: Defesa confirma que fiscalização das urnas segue regras determinadas pelo TSE

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças