Eleições

Em agenda com prefeitos, Bolsonaro pede "empenho" e diz que “dá para virar voto”

De acordo com as pesquisas, o presidente aparece em segundo lugar na disputa pelo Palácio do Planalto


20/10/2022 20h04

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, pediu nesta quinta-feira (20) o “empenho” de prefeitos paulistas para virar votos no segundo turno. O chefe do Executivo estava acompanhado do ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o 2º turno pelo governo de São Paulo, e o atual governador do Estado, Rodrigo Garcia (PSDB). O governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), também estava presente.

“Dá para virar voto de lá para cá. Daqui para lá não vai voto, mas de lá para cá vem […] Nós já viramos em Minas Gerais. Em São Paulo já ganhamos a batalha. Estamos ganhando também em todos os Estados do Brasil, sem exceção. A maioria de governadores eleitos ou reeleitos, a grande maioria, fecharam [sic] conosco”, disse.

Leia mais: Guedes explica plano do governo para desvincular o reajuste do salário mínimo ao índice de inflação

“O futuro de nossa pátria, dos nossos filhos, passa pelo empenho de cada um. Não basta apenas o voto da família, tem que buscar fora dela. E tenho certeza que vamos ampliar a vantagem em São Paulo com apoio especial do nosso governador [Rodrigo Garcia]”, completou.

Após o primeiro turno, o atual mandatário recebeu o apoio de 8 governadores, enquanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve apoio de 6.

Pesquisa Datafolha divulgada ontem (19) mostra que o ex-presidente tem 52% de intenção de votos válidos no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro tem 48%. Foi o terceiro levantamento do instituto após o primeiro turno das eleições. Esse cenário exclui votos brancos e nulos.

Na pesquisa estimulada: Lula (PT) tem 49%; Bolsonaro (PL), 45%; Branco e nulo: 4%. Não sabe/não respondeu: 1%. O cenário leva em conta quando os candidatos são apresentados ao eleitor.

Leia também: Simone Tebet diz que “nunca tratou” sobre cargo com o PT: "O importante é eleger Lula"

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças