Eleições

Prefeitura de São Paulo libera passe livre nos ônibus para o segundo turno das eleições

A vereadora e deputada eleita Erika Hilton (PSOL) moveu uma ação contra a Prefeitura pedindo a gratuidade do transporte


24/10/2022 17h15

A Prefeitura de São Paulo aprovou, nesta segunda-feira (24), o passe livre no transporte municipal, das 6h às 20h, para suprir a demanda de deslocamento no segundo turno das eleições da capital, que acontece neste domingo (30). Também serão acrescentados à circulação cerca de dois mil ônibus. As catracas ficarão travadas para que se entre e saia pela porta da frente.

A liminar se deu após a vereadora e deputada federal eleita Erika Hilton (PSOL) mover uma ação contra a Prefeitura solicitando a gratuidade. Na sexta-feira (21), o MP-SP se posicionou favorável a decisão. 

Leia também: Atlas: Lula tem 53% dos votos válidos; Bolsonaro, 47%

Na quinta-feira (20), o deputado federal eleito Guilherme Boulos (PSOL) também entrou com uma representação no Ministério Público pedindo a gratuidade do transporte.

Em nota, o Órgão afirma que existem "claros indícios de que a não concessão da gratuidade do transporte público no segundo turno da eleição tem potencial de alijar pessoas pobres do direito fundamental ao voto". 

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou uma nota na qual se colocou favorável a ação. "O Idec teve acesso ao parecer do Ministério Público para a adoção de Passe Livre no Segundo Turno na cidade de São Paulo, em ação movida pela Vereadora Erika Hilton e pela Defensoria Pública, e considera muito positivo e correto o embasamento do órgão".

Leia também: Roberto Jefferson é indiciado por quatro tentativas de homicídio contra policiais federais

Ainda segundo o Instituto, dados da SPTrans mostram que "a prefeitura de São Paulo tem plenas condições de arcar, considerando o subsídio transporte estimado para o ano de 2022".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças