Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Flickr/Foto: Renato Pizzutto
Flickr/Foto: Renato Pizzutto

As vésperas das eleições de segundo turno, que acontecerão neste domingo (30), o site da TV Cultura preparou um resumo com os destaques do plano de governo dos candidatos ao Palácio dos Bandeirantes, Fernando Haddad do Partido dos Trabalhadores, e Tarcísio de Freitas, do Republicanos. 

Leia também: Haddad propõe a Emicida um evento da vitória na Sala São Paulo

Fernando Haddad (PT-13)

Reprodução/TV Cultura

Educação

Haddad pretende adotar política de formação profissional continuada e programas de elevação da escolaridade, com o objetivo de integrar e a otimizar a Rede de Educação Profissional Técnica e Tecnológica - Centros Paula Souza e Sistema S.

O professor também deseja a implementação do Programa Estadual de Emprego com apoio a pessoas com deficiência. A partir de um conjunto de ações, como formação e orientação profissional, para os trabalhadores e para as empresas, preparando as PcD para o mercado de trabalho.

Economia 

O candidato propõe aumento do salário mínimo. Em sabatina, o petista afirmou que vai "acabar com o Centrão" no estado de São Paulo. "Não vou tolerar esse tipo de toma lá da cá", diz Haddad. 

Sobre o combate à extrema pobreza, afirmou que pretende trabalhar em conjunto com os governos municipais e que o programa Renda Básica de Cidadania deve ser implantado em caráter “emergencial". O ex-prefeito criticou o sistema tributário brasileiro e, de acordo com o professor, é necessário "cobrar mais de quem ganha mais e cobrar menos de quem ganha menos”.

Saúde

Haddad pretende desenvolver ações destinadas à promoção de uma vida com mais saúde, em parceria com os municípios, que garantam o cuidado à saúde integral das populações em situação de vulnerabilidades, pessoas situação de rua, população negra, LGBTQIAP+, privada de liberdade, povos e comunidades tradicionais, imigrantes. Deve também enfrentar o racismo estrutural, as violências de gênero e todas as formas de discriminações que determinam e/ou agravam sofrimentos psíquicos e o cuidado em saúde.

Meio ambiente 

O ex-ministro deve organizar e formalizar núcleos comunitários de proteção e de defesa civil, estimulando a participação das populações afetadas por desastres climáticos, garantindo o protagonismo das comunidades locais organizadas na defesa e na proteção civil. 

Propõe também fortalecer os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta dos setores de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente, eliminando seu aparelhamento político e interrompendo as privatizações e a terceirização.

Cultura 

O ex-ministro tem a ideia criar o Sistema Estadual de Cultura, marco institucional para a execução de políticas de cultura, com capilaridade em todo o estado e participação de amplos setores da sociedade. Preservar, fortalecer e ampliar o parque cultural paulista, formado por instituições emblemáticas como a OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu Afro Brasil e o Memorial da América Latina.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-10)

Reprodução/TV Cultura

Educação

Para a educação, Tarcísio quer implementar no Estado a Política Nacional para Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. O candidato deseja realizar avaliações sistemáticas de monitoramento de aprendizagem. Além disso, quer incluir um conjunto de recursos pedagógicos para suplementação de ensino e superação do impacto da suspensão das aulas presenciais no aprendizado dos alunos.

Economia 

O engenheiro quer atuar no crédito de micro e pequeno empreendedor, fazendo aportes financeiros do Tesouro estadual no Banco do Povo e Desenvolve SP, para aumentar a oferta de crédito com prazos maiores para os empreendedores. “A diminuição da carga tributária e o crédito são fundamentais para restabelecer o emprego e o investimento”, diz o candidato. 

Ele também deseja apoiar as ações do Governo Federal ou coordenar a concessão e privatização de ativos importantes, como os Portos de Santos e São Sebastião.

Saúde

Junto ao Governo Federal, o candidato pretende obter revisão na tabela Sistema Único de Saúde. Para que mais recursos possam chegar e remunerar os procedimentos feitos pelo Sistema. Além disso, com participação maior das Santas Casas, quer fazer um combate ao desperdício de dinheiro público para acolher mais pessoas. Também deseja transformar ambulatórios para ter capacidade de realizar pequenas operações, como uma forma de resolver o problema da fila de cirurgias.

Meio ambiente

Para o meio ambiente, o engenheiro quer implementar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em especial, no que se refere ao avanço da eliminação dos aterros, às metas de reciclagem, à efetivação da logística reversa de bens duráveis, com uso racional dos recursos energéticos e materiais.

Cultura

Freitas quer atuar de forma equilibrada em programas. Com projetos e ações de preservação, fomento, formação e na valorização artística e cultural, por meio do resgate histórico e da projeção para o futuro e foco na economia criativa e no empreendedorismo artístico.

Leia também: Frente fria pode atingir Brasil na próxima semana e trazer neve para a Região Sul

Assista na íntegra Roda Viva com os candidatos:

Fernando Haddad (PT)

Tarcísio de Freitas (Republicanos)