Tanto a pesquisa PoderData quanto o levantamento Quaest - ambos divulgados na manhã desta quarta-feira (26) e realizados entre os dias 23 e 25 de outubro - apontam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 53% das intenções de voto válidas no segundo turno da eleição deste ano. Jair Messias Bolsonaro (PL), seu concorrente ao Palácio do Planalto, conta com o apoio de 47% dos eleitores brasileiros, ainda de acordo com os estudos.
Enquanto o ex-presidente da República teve 48,43% dos votos válidos (57.259.504), o atual chefe do Executivo e candidato à reeleição foi a opção de 51.072.345 brasileiros (43,20% dos votos válidos) no primeiro turno. Vale lembrar que, com a margem de erro, os levantamentos de intenção de voto acertaram os números do petista, mas erraram, para menos, os do conservador.
Leia mais: Mega-Sena pode pagar até R$ 115 milhões no sorteio desta quarta-feira (26)
Falta de CoronaVac interrompe imunização de crianças de 3 e 4 anos no Rio de Janeiro
Na última pesquisa PoderData, o cenário era de 52% a 48% para Lula. Já o último levantamento feito pela Quaest apontava 54% a 46%. Ou seja, se em uma delas o candidato do PT melhorou um ponto percentual, ele piorou um ponto percentual na outra - assim como o candidato do PL. Ambas as variações, no entanto, se encontram dentro da margem de erro.
Para a realização do estudo, o PoderData entrevistou 5 mil eleitores em 342 municípios, espalhados pelas 27 unidades federativas do país. Enquanto a margem de erro é de 1,5 ponto percentual, o intervalo de confiança é de 95%. A Quaest, por sua vez, ouviu 2 mil pessoas, o que gera uma margem de erro de dois pontos percentuais.
REDES SOCIAIS