Eleições

"Tomarei medidas adequadas para garantir direito”, diz João Amoêdo após suspensão do Novo

O ex-candidato à presidência declarou voto a Lula no segundo turno das eleições; sigla é contra


27/10/2022 15h06

João Amoêdo se pronunciou nesta quinta-feira (27) sobre a decisão do Novo em suspender sua filiação do partido. A sigla desligou Amoêdo por "possíveis violações" ao estatuto da sigla.

"Recebi com surpresa e indignação a suspensão da minha filiação ao NOVO e o pedido para minha expulsão do partido por ter declarado o voto em Lula no segundo turno", escreveu. 

Apesar de não justificar o motivo, Amoêdo anunciou voto em Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, o que causou desconforto no partido. O Novo criticou a postura de um de seus fundadores: “absolutamente incoerente e lamentável”. “Seu posicionamento não representa o Partido Novo e vai contra tudo o que sempre defendemos”, completou o partido.

Leia mais: Após declarar voto em Lula no segundo turno, João Amoêdo é desligado do Partido Novo

O político foi candidato ao Palácio do Planalto pela sigla em 2018, e declarou voto em Jair Messias Bolsonaro (PL) no segundo turno daquele ano. Por meio de suas redes sociais, ele afirmou entender que o atual chefe do Executivo “apresenta um risco substancialmente maior” ao país do que o petista.

Em uma rede social, Amoêdo comentou o caso: “Apresentarei a minha defesa no Comitê de Ética do partido e tomarei as medidas jurídicas adequadas para garantir o meu direito, e de todos os filiados, de se manifestarem de acordo com a legislação brasileira e as regras internas do NOVO.

Ele ainda contou que sofreu ataques dentro do partido após declarar voto a Lula.

“Após a minha declaração de voto, sofri ataques do partido, de alguns mandatários e do presidente da instituição. Difícil, portanto, não concluir que as manifestações públicas do partido quanto ao meu posicionamento, a elaboração da denúncia por aliados do presidente Bolsonaro, a nomeação dos novos integrantes para a CEP e o pedido para uma definição imediata antes de domingo”, completou.

Leia também: Alexandre de Moraes rejeita pedido de Bolsonaro para investigar inserções em rádios

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças