Eleições

Moraes determina a remoção de dois grupos de apoiadores do Bolsonaro no Telegram

Decisão aponta propagação de afirmações falsas, mensagens preconceituosas e intimidatórias e apologia a violência política nos grupos


28/10/2022 14h00

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Alexandre de Moraes, determinou, nesta sexta-feira (28), a remoção de dois grupos de apoiadores do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) no Telegram.

A decisão se refere aos grupos “70 Milhões eu voto em Bolsonaro Nova Direita” e “70 Milhões 2 eu voto em Bolsonaro Nova Direita”, que não estão mais disponíveis na plataforma de mensagens.

Leia também: Roda Viva discute os rumos do Brasil pós-eleições nesta segunda-feira (31)

Segundo Moraes, os canais eram utilizados para “propagação de afirmações falsas, mensagens preconceituosas e intimidatórias, assim como para a apologia a atos criminosos e violência política nas eleições em andamento”.

As informações foram encaminhadas pela Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), do TSE. A decisão ainda cita mensagens como: “Estou cansado de ser vítima. Eu quero fazer uma vítima”; “Eu estou cansado de ver frouxo. Tem que quebrar no pau, tem que acabar, pegar uma urna dessa e quebrar ela todinha no pau”; e “O exército tem que chegar prendendo os policiais federais”.

Leia também: Candidatos ao Governo de SP apresentam propostas e trocam acusações em último debate antes do 2º turno

Juntos, ambos os grupos totalizavam cerca de 180 mil integrantes. A multa ao Telegram em caso de descumprimento foi em R$ 100 mil por hora desde a decisão do ministro.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças